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Uso racional do medicamento: contributo da publicidade e da adequada conservação

dc.contributor.authorCosta, Ana Margarida
dc.contributor.authorCoelho, André
dc.contributor.authorGraça, Anabela
dc.contributor.authorPedro, João Mário
dc.date.accessioned2013-01-10T11:47:44Z
dc.date.available2013-01-10T11:47:44Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractA globalização do uso de sistemas de informação e comunicação mais rápidos, mais interactivos e dinâmicos, as novas tecnologias de comunicação podem influenciar de forma positiva ou de forma gravemente negativa o uso racional do medicamento. Por medicamento entende-se “toda a substância ou composição que possua propriedades curativas ou preventivas das doenças e dos seus sintomas, do Homem ou do animal, com vista a estabelecer um diagnóstico médico ou a restaurar, corrigir ou modificar as suas funções orgânicas” (Decreto-Lei nº 72/91), sendo constituído por substâncias activas, excipientes e adjuvantes. Todos estes constituintes podem sofrer alterações físico-químicas que não são necessariamente visíveis a olho nu, mas que alteram a qualidade e modificam as suas funções no organismo humano. Destes factores os mais importantes são a temperatura, a humidade e a luz. A informação acerca do medicamento é fundamental e envolve diferentes níveis de comunicação, sendo de referir como indispensável uma boa identificação da embalagem exterior (cartonagem), rótulo e folheto informativo, com informação precisa para a efectiva segurança do medicamento, como por exemplo, ao nível da sua conservação. A publicidade como meio de informação e comunicação deve prestar uma informação detalhada e obedecer a normas legais. Não deverá defender o consumo indiscriminado de medicamentos, nem levar a crer que este é um bem de consumo. Com base na análise documental da legislação aplicável, das normativas nacionais e internacionais e de artigos de revisão e opinião pretende-se identificar os principais factores de alteração dos medicamentos e os locais mais apropriados para o seu armazenamento, assim como caracterizar o enquadramento legal da publicidade a medicamentos de uso humano em Portugal.por
dc.identifier.citationCosta AM, Coelho A, Graça A, Pedro JA. Uso racional do medicamento: contributo da publicidade e da adequada conservação. In II Congresso DCTLCS, 2005. Poster.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2039
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapor
dc.subjectFarmáciapor
dc.subjectFarmacologiapor
dc.subjectMedicamentopor
dc.subjectSegurança do doentepor
dc.titleUso racional do medicamento: contributo da publicidade e da adequada conservaçãopor
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dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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