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Os contos infantis como objecto da narrativa publicitária

dc.contributor.advisorMedeiros, Carla
dc.contributor.authorPereira, Ana Raquel Moura
dc.date.accessioned2012-03-09T09:45:47Z
dc.date.available2012-03-09T09:45:47Z
dc.date.issued2009-11
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.por
dc.description.abstractDo casamento entre a Publicidade e o Conto Infantil nasce a pergunta de partida que deu origem à investigação em questão. Com o intuito de vender sonhos e transformar fantasias em realidade, a Publicidade aproveita-se do mundo de valores perfeitos e finais felizes da narrativa infantil para se projectar nos desejos mais íntimos do seu receptor. Esta associação é possível graças a uma intemporal e universal herança cognitiva presente na mente do consumidor. Cabe à Publicidade apoderar-se desse património e reproduzi-lo de modo assertivo e eficaz em prol de uma marca, bem ou serviço. Através de um enquadramento teórico aprofundado sobre a temática em questão procurou-se compreender os factores históricos, sociais e psicológicos que justificam a apropriação dos Contos Infantis pela Publicidade. Face à construção deste cenário foi possível construir uma questão basilar que conduzisse à busca de uma resposta inovadora no campo da investigação da mensagem publicitária.Nesse sentido e de modo a compreender os valores emergentes do processo de adaptação da fantasia infantil à realidade publicitária, reuniu-se uma amostra de 105 anúncios reproduzidos em imagem fixa e recolhidos a partir de uma amostra temporal de 5 anos. O corpus da análise foi sujeito a uma rigorosa metodologia de investigação, composta por três ferramentas distintas: análise extensiva, análise lexical e análise semiótica. A partir da construção de uma grelha de análise coerente e objectiva foi possível averiguar a enorme incidência sobre os contos infantis mais reproduzidos, sendo eles, o Capuchinho Vermelho, a Branca de Neve e os Sete Anões e a Cinderela. Em todos, se destaca o papel da mulher adulta enquanto heroína em ambientes misteriosos, mãe protectora em cenários solidários, mas principalmente ser sedutor na conquista do desejo do receptor. Como arma de sedução, a protagonista recorre a diversas armas, entre elas o próprio produto comercializado A abordagem semiótica do texto e da imagem publicitária foi realizada mediante a construção de um inovador modelo de análise. O mesmo baseou-se nas semelhanças flagrantes entre os componentes do conto infantil e a sua transposição para o anúncio.publicitário. A sua aplicabilidade foi testada em 17 anúncios seleccionados mediante o conto adaptado e seu valor no campo das significações. A investigação em causa permitiu, entre outros objectivos, desvendar que os valores emergentes da adaptação da narrativa infantil à publicidade se pautam pela faceta sedutora da mulher num contexto fantasioso, onde se destaca o seu poder dominador face aos outros intervenientes, ao produto e à decisão de compra. Além de representar a beleza e a jovialidade, a mulher encontra neste contexto uma transformação reveladora dos tempos actuais, onde a princesa dá lugar a uma mulher independente, senhora das suas decisões e capaz de criar um final feliz para o seu dia-a-dia.por
dc.identifier.citationPereira, Ana Raquel Moura - Os contos infantis como objecto da narrativa publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2009. - Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid 201124394por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1253
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectContos infantispor
dc.subjectNarrativa infantilpor
dc.subjectMensagens publicitáriaspor
dc.subjectAnálise semióticapor
dc.subjectImagens publicitáriaspor
dc.subjectMulherespor
dc.titleOs contos infantis como objecto da narrativa publicitáriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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