Repository logo
 
Publication

A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)

dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2020-02-03T12:22:49Z
dc.date.available2020-02-03T12:22:49Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This paper is intended to characterize the Supervised Professional Practice (SPP) drawing from the voices of 115 students who attend the master’s degree for the training of Early Childhood Education and 1st and 2nd Cycle of Basic Education teachers in Continental Portugal, with an attempt to understand what they think and their opinions in relation to Supervised Professional Practice (SPP). Methodologically, the survey applied is the central empirical reference and the results allow us to identify six dimensions concerning SPP: i) meanings; ii) pedagogical or curricular models prioritized; iii) the supporting scientific and reference areas; iv) the importance of written reflections; v) strengths and weaknesses; and vi) the proposed amendments to the SPP in the curriculum. The results, analysed using SPSS and analytical interpretation, make it possible to draw a picture that is simultaneously marked by crystallization and it also regards the theoretical framework and fields of knowledge mobilized by the students in their written reflections, as well as the de-crystallization, resulting from being aware of what they need for an effective development to achieve teaching professionalism.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, Carolina, & Tomás, Catarina. (2019). A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). Educação e Pesquisa, 45, e211842. Epub October 17, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634201945211842pt_PT
dc.identifier.issn1678-4634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11043
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de educadorespt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpt_PT
dc.subjectConcepçõespt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectst and 2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectHigher education studentspt_PT
dc.subjectConceptionspt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subject1º e 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.titleA prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.startPagee211842pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume45pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.familyNameTomás
person.givenNameCarolina
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id57212518665
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1678-4634-ep-45-e211842.pdf
Size:
444.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections