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A aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricular

dc.contributor.advisorChagas, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorDias, Hermínia Brites
dc.date.accessioned2023-02-08T18:15:29Z
dc.date.available2023-02-08T18:15:29Z
dc.date.issued2004-04
dc.descriptionMestrado em Educação Médicapt_PT
dc.description.abstractA Aprendizagem por Problemas (APP) constitui actualmente uma metodologia educativa com crescente utilização não só em instituições de Ensino Superior como também nos níveis de escolaridade básico e secundário. Apesar da literatura da especialidade ser rica em obras centradas nesta metodologia, os dados de investigação continuam a ser contraditórios e insuficientes para fundamentar a sua implementação eficiente, o que cria uma lacuna que é pertinente preencher. Pretendeu-se com o presente estudo atingir os seguintes objectivos: 1) criar actividades de APP; 2) descrever o processo de integração dessas actividades no funcionamento de uma disciplina essencialmente transmissiva; 3) analisar os efeitos da integração das actividades de APP nos alunos; 4) caracterizar o ambiente de aprendizagem gerado. A natureza dos objectivos enunciados implicou um desenho de investigação em duas fases, uma de criação dos problemas e das actividades, seguida de outra fase de implementação e estudo das implicações educativas da APP. Seguiu-se uma metodologia essencialmente qualitativa baseada em estudo de caso. Os participantes foram os alunos de uma disciplina integrada no curso de Cardiopneumologia da responsabilidade da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. A investigadora foi também a docente que implementou as actividades. Como métodos de recolha de dados seguiu-se a observação participante, a entrevista (semi-estruturada e informal), o questionário e a análise documental. A análise dos resultados permitiu identificar um conjunto de factores condicionantes da implementação da APP, assim como alguns dos seus efeitos no desenvolvimento de diferentes competências e nas atitudes dos alunos. Entre os resultados obtidos evidencia-se que a APP pode funcionar como metodologia alternativa à convencional para a aquisição de conhecimentos e que os alunos reconhecem a importância da APP para o desenvolvimento de aptidões relevantes para a futura prática profissional e para as exigências da sociedade actual.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Presently, Problem-Based Learning (PBL) is an educational method that has been increasingly implemented in higher education institutions and schools. In spite of the rich and diverse literature centered on this method, research data remain contradictory and insufficient for the efficient implementation of PBL. This framework enhances the pertinence to develop research on this issue. The study’s purposes were the following: 1) to create PBL activities; 2) to describe the process of integrating the activities in a course in which conventional, transmissive strategies are mainly used; 3) to analyze the effects of PBL integration in students’ performance and attitudes; 4) to characterize the generated learning environment. The research design included two phases: the first one about the conception and construction of the PBL-based activities, and the second one about the implementation process and research focused on the effects of PBL. Participants were the students of a course that is part of the curriculum of a higher education institution for health sciences in Lisbon. The researcher was also the teacher that implemented PBL activities. Data collection methods were participant observation, semi-structured and informal interviews, tests, and document analysis. A set of factors was identified that either limit or enable PBL implementation. Results showed some relationships between this method and students’ performance and attitudes toward the course. Results enhanced that PBL may work as an alternative for students’ knowledge acquisition and that students perceive PBL's relevance for the development of important skills for their future professional practice as well as for the demands of present society.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDias HB. A aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricular [dissertation]. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2004.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15509
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem por problemaspt_PT
dc.subjectEducação médicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectProblem-based learningpt_PT
dc.subjectMedical educationpt_PT
dc.subjectCurriculum developmentpt_PT
dc.titleA aprendizagem por problemas na formação em tecnologias da saúde: um caso de inovação curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameDias
person.givenNameMaria Hermínia Monteiro Brites
person.identifier.ciencia-idE211-FB1B-04E3
person.identifier.orcid0000-0003-1257-8734
person.identifier.ridAFL-8310-2022
person.identifier.scopus-author-id55671930200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb7b7e7d9-83b2-4d63-9176-4ed73cf6b939
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