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"Só lhe chamei chorão. Não lhe bati": resolução de conflitos entre crianças de 5 anos

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, no terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo de apresentar todo o processo de intervenção desenvolvido no período de quatro meses num contexto de Jardim de Infância. Além disso, ainda apresenta uma investigação cujo tema central são os conflitos entre pares. Os conflitos são situações de incompatibilidade e/ou divergência entre indivíduos, que são naturais à vida humana e frequentes nas primeiras interações entre crianças. Por esses motivos, é importante que o adulto auxilie a criança a encontrar estratégias para lidar com os mesmos. Nesse sentido, o estudo realizado pretendeu: (i) mapear as situações de conflito entre pares mais comuns no quotidiano das crianças de 5 anos de idade em contexto educativo; (ii) identificar as estratégias que as crianças de 5 anos utilizam para resolver as situações de conflitos entre pares que vivenciam no contexto educativo; (iii) analisar o papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças de 5 anos de idade no contexto educativo; (iv) identificar as estratégias usadas pelos adultos na resolução de conflitos que surgem entre as crianças de 5 anos; e (v) identificar fatores que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em crianças com 5 anos de idade. Com vista a encontrar respostas aos objetivos traçados, procedeu-se à realização de uma investigação de natureza qualitativa, nomeadamente um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados mobilizadas para a sua concretização foram a entrevista à educadora cooperante e a observação direta participante, materializadas nos instrumentos como são exemplo as notas de campo, os registos fotográficos e o guião da entrevista. A realização deste estudo permitiu compreender quais os motivos pelos quais ocorrem conflitos entre as crianças, as estratégias adotadas para a sua resolução e os fatores que contribuem para as capacidades das crianças os resolverem de forma autónoma. Além disso, analisaram-se as estratégias que o adulto mobilizou nesses momentos e compreenderam-se quais as estratégias que o adulto deverá adotar.
This report is part of the curricular unit Supervised Professional Practice II, in the third semester of the Master's Degree in Preschool Education at Escola Superior de Educação de Lisboa. Its purpose is to present the entire intervention process developed over a four-month period in a kindergarten setting. In addition, it includes a research study whose central theme is peer conflict. Conflicts are situations of incompatibility and/or disagreement between individuals. They’re natural to human life and frequent in the early interactions between children. For these reasons, it is important that adults help children find strategies to deal with them. In this regard, this study aimed to: (i) map the most common peer conflict situations in the daily lives of 5-year-old children in an educational context; (ii) identify the strategies used by 5-year-old children to resolve peer conflict situations they experience in the educational setting; (iii) analyze the role of the adult in resolving conflicts among 5-year-old children in the educational context; (iv) identify the strategies used by adults in resolving conflicts that arise among 5-year-old children; and (v) identify factors that contribute to the development of problem-solving skills in 5-year-old children. To achieve these goals, a qualitative research study was conducted, specifically a case study. The data collection techniques used included an interview with the cooperating educator and direct participant observation, materialized through instruments such as field notes, photographic records, and the interview guide. This study made it possible to understand the reasons behind conflicts among children, the strategies adopted to resolve them, and the factors that contribute to children's ability to resolve them independently. Furthermore, it analyzed the strategies mobilized by adults during these moments and helped to determine which strategies adults should adopt.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Conflitos Educação de infância Papel do adulto Prática profissional supervisionada Conflicts Early childhood education Role of the adult Supervised professional practice

Pedagogical Context

Citation

Silveira, M. B. G. (2025). "Só lhe chamei chorão. Não lhe bati": resolução de conflitos entre crianças de 5 anos [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22244

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