Publication
A voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativas
dc.contributor.author | Belo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T14:46:52Z | |
dc.date.available | 2024-04-29T14:46:52Z | |
dc.date.issued | 2022-07 | |
dc.description.abstract | Neste artigo são abordados não só o carácter único e relacional da voz trazido por Adriana Cavarero, como o poder inclusivo e feminista da pesquisa vocal em contraponto a uma abordagem logocêntrica e melocêntrica com que, maioritariamente, é pensada a vocalidade. Secundarizada, como uma "sobra" ou um excesso decorrente de um discurso, a voz para além do logos é arredada da teoria, mesmo por autores mais disruptivos como Judith Butler. No entanto, criadores/vocalistas/pensadores como Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson dão-nos pistas inspiradoras de como a voz pode romper os paradigmas instituídos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This article addresses, not only the unique and relational character of the voice brought by Adriana Cavarero, but also the inclusive and feminist power of vocal research in counterpoint to a logocentric and melocentric approach, with which vocality is mostly thought. Seconded, as a "leftover" or an excess resulting from a speech, the voice beyond the logos is sidelined from theory, even by more disruptive authors like Judith Butler. However, creators/vocalists/thinkers such as Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson give us inspiring clues about how the voice can break the established paradigms. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | «A Voz Como Lugar de Encontro e Inclusão Nas Artes Performativas». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 76-86. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp76-86. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp76-86 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2795-5788 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17405 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/460 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Vocalidade | pt_PT |
dc.subject | Feminismo | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa vocal | pt_PT |
dc.subject | Voice | pt_PT |
dc.subject | Vocality | pt_PT |
dc.subject | Feminism | pt_PT |
dc.subject | Inclusive | pt_PT |
dc.subject | Uniqueness | pt_PT |
dc.subject | Vocal research | pt_PT |
dc.subject | Performative arts | pt_PT |
dc.subject | Theatre | pt_PT |
dc.title | A voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 76 | pt_PT |
oaire.citation.title | Rhinocervs : cinema, dança, música, teatro | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Belo | |
person.givenName | Sara | |
person.identifier.ciencia-id | F410-AB57-3343 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7101-2004 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872 |