Repository logo
 
Publication

A voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativas

dc.contributor.authorBelo, Sara
dc.date.accessioned2024-04-29T14:46:52Z
dc.date.available2024-04-29T14:46:52Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractNeste artigo são abordados não só o carácter único e relacional da voz trazido por Adriana Cavarero, como o poder inclusivo e feminista da pesquisa vocal em contraponto a uma abordagem logocêntrica e melocêntrica com que, maioritariamente, é pensada a vocalidade. Secundarizada, como uma "sobra" ou um excesso decorrente de um discurso, a voz para além do logos é arredada da teoria, mesmo por autores mais disruptivos como Judith Butler. No entanto, criadores/vocalistas/pensadores como Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson dão-nos pistas inspiradoras de como a voz pode romper os paradigmas instituídos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This article addresses, not only the unique and relational character of the voice brought by Adriana Cavarero, but also the inclusive and feminist power of vocal research in counterpoint to a logocentric and melocentric approach, with which vocality is mostly thought. Seconded, as a "leftover" or an excess resulting from a speech, the voice beyond the logos is sidelined from theory, even by more disruptive authors like Judith Butler. However, creators/vocalists/thinkers such as Cathy Berberian, Antonin Artaud, Meredith Monk, Fátima Miranda, Roy Hart, Diamanda Galàs, Laurie Anderson give us inspiring clues about how the voice can break the established paradigms.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation«A Voz Como Lugar de Encontro e Inclusão Nas Artes Performativas». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 76-86. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp76-86.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp76-86pt_PT
dc.identifier.eissn2795-5788
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17405
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/460pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectVocalidadept_PT
dc.subjectFeminismopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectPesquisa vocalpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectVocalitypt_PT
dc.subjectFeminismpt_PT
dc.subjectInclusivept_PT
dc.subjectUniquenesspt_PT
dc.subjectVocal researchpt_PT
dc.subjectPerformative artspt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.titleA voz como lugar de encontro e inclusão nas artes performativaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage86pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage76pt_PT
oaire.citation.titleRhinocervs : cinema, dança, música, teatropt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameBelo
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-idF410-AB57-3343
person.identifier.orcid0000-0002-7101-2004
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sara_Belo_rev_MC_final.pdf
Size:
205.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: