Repository logo
 
Publication

A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativa

dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2013-11-01T15:05:45Z
dc.date.available2013-11-01T15:05:45Z
dc.date.issued2012-11
dc.description.abstractNo presente texto reflexivo problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro implementada em Portugal, a partir de 2005, agregadora de um conjunto de medidas de política educativa dirigidas à “valorização do 1.º ciclo do ensino básico”, nos domínios do tempo e do espaço (intrinsecamente escolares) e da atividade educativa. Assim, a análise do “modelo” de operacionalização daquela política revela a tendência para uma perspetiva “escolocêntrica” que resgata, para a escola pública, uma perspetiva globalizada da ação educativa exigindo uma maior focalização no “núcleo duro” do currículo e uma consequente disciplinarização do extracurricular, ou expansão da “forma escolar” para o espaço e tempo do “não formal”.por
dc.identifier.citationPires, C. (2012). A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativa. III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores (pp. 227-239). Zaragoza: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español. (ISBN 84-695-7964-9).por
dc.identifier.isbn84-695-7964-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2838
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Españolpor
dc.subjectEscola a tempo inteiropor
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectForma escolarpor
dc.titleA Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceZaragozapor
oaire.citation.titleIII Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadorespor
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifierR-6432-2016
person.identifier.ciencia-id5010-AE4F-21A3
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Política de ETI - uma perspetiva globalizadadora da educação.pdf
Size:
249.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: