Publication
(De)compor (con)fusões
dc.contributor.author | Araújo, Ana Isa | |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T15:28:12Z | |
dc.date.available | 2024-10-09T15:28:12Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.description.abstract | Este artigo explora as intersecções entre dramaturgias pós-digitais e narrativas ambientais através da instalação performativa “(CON)FUNDIR”. Desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas e apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, a obra investiga as relações simbióticas entre agentes humanos e não-humanos, organismos e tecnologias digitais. Partindo de conceitos de temporalidades não lineares, pensamento rizomático e lugares escuros, o projeto relaciona-se com Low Pieces de Xavier Le Roy através dos olhos de André Lepecki, assim como do desafio de Donna Haraway às narrativas hegemónicas das alterações climáticas, propondo estórias alternativas de continuidade e interdependência. O ensaio discute ainda a improvisação e o seu papel na desestabilização de visões do mundo lineares e antropocêntricas, recorrendo a referências artísticas como João Estevens e Marina Nabais & Miguel Cruz. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This paper explores the intersections of post-digital dramaturgies, and environmental narratives through the performative installation "(CON)FUNDIR." Developed as part of the postgraduate program in Media & Performance: Creative Technology Laboratory and presented at the Museum of Contemporary Art in Lisbon, the work investigates the symbiotic relationships between human and non-human agents, organisms, and digital technologies. Drawing from concepts of non-linear temporalities, rhizomatic thinking, and dark places, the project engages with Xavier Le Roy’s Low Pieces through the eyes of André Lepecki, and Donna Haraway's challenge of hegemonic narratives of climate change, proposing alternative stories of continuity and interdependence. The essay further discusses improvisation and its role in destabilising linear, anthropocentric worldviews by engaging with artistic references such as João Estevens, and Marina Nabais & Miguel Cruz. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Financiado no âmbito do projeto MCLDI / Motion Capture - Laboratório Digital Interativo integrado na 8ª edição concurso de projetos investigação, desenvolvimento, inovação & criação artística (IDI&CA) Instituto Politécnico Lisboa | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17727 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.relation | IPL/IDI&CA2023/MCLDI_ESTC | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dramaturgias pós-digitais | pt_PT |
dc.subject | Narrativas sobre mudanças climáticas | pt_PT |
dc.subject | Improvisação | pt_PT |
dc.subject | Post-digital dramaturgies | pt_PT |
dc.subject | Climate change narratives | pt_PT |
dc.subject | Improvisation | pt_PT |
dc.title | (De)compor (con)fusões | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | (De)compor (con)fusões | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |