Repository logo
 
Publication

(De)compor (con)fusões

dc.contributor.authorAraújo, Ana Isa
dc.date.accessioned2024-10-09T15:28:12Z
dc.date.available2024-10-09T15:28:12Z
dc.date.issued2024-07
dc.description.abstractEste artigo explora as intersecções entre dramaturgias pós-digitais e narrativas ambientais através da instalação performativa “(CON)FUNDIR”. Desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas e apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, a obra investiga as relações simbióticas entre agentes humanos e não-humanos, organismos e tecnologias digitais. Partindo de conceitos de temporalidades não lineares, pensamento rizomático e lugares escuros, o projeto relaciona-se com Low Pieces de Xavier Le Roy através dos olhos de André Lepecki, assim como do desafio de Donna Haraway às narrativas hegemónicas das alterações climáticas, propondo estórias alternativas de continuidade e interdependência. O ensaio discute ainda a improvisação e o seu papel na desestabilização de visões do mundo lineares e antropocêntricas, recorrendo a referências artísticas como João Estevens e Marina Nabais & Miguel Cruz.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This paper explores the intersections of post-digital dramaturgies, and environmental narratives through the performative installation "(CON)FUNDIR." Developed as part of the postgraduate program in Media & Performance: Creative Technology Laboratory and presented at the Museum of Contemporary Art in Lisbon, the work investigates the symbiotic relationships between human and non-human agents, organisms, and digital technologies. Drawing from concepts of non-linear temporalities, rhizomatic thinking, and dark places, the project engages with Xavier Le Roy’s Low Pieces through the eyes of André Lepecki, and Donna Haraway's challenge of hegemonic narratives of climate change, proposing alternative stories of continuity and interdependence. The essay further discusses improvisation and its role in destabilising linear, anthropocentric worldviews by engaging with artistic references such as João Estevens, and Marina Nabais & Miguel Cruz.pt_PT
dc.description.sponsorshipFinanciado no âmbito do projeto MCLDI / Motion Capture - Laboratório Digital Interativo integrado na 8ª edição concurso de projetos investigação, desenvolvimento, inovação & criação artística (IDI&CA) Instituto Politécnico Lisboapt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17727
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.relationIPL/IDI&CA2023/MCLDI_ESTCpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDramaturgias pós-digitaispt_PT
dc.subjectNarrativas sobre mudanças climáticaspt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectPost-digital dramaturgiespt_PT
dc.subjectClimate change narrativespt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.title(De)compor (con)fusõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.title(De)compor (con)fusõespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Ana Isa Araújo.pdf
Size:
126.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections