Repository logo
 
Publication

Sense data: uma reflexão sobre métodos de colaboração num ambiente de performance mixed-reality

dc.contributor.advisorBarbosa, Sónia
dc.contributor.advisorJurgens, Stephan
dc.contributor.authorMoutinho, Nuno Marcelo Dias
dc.date.accessioned2023-04-27T16:31:47Z
dc.date.available2023-04-27T16:31:47Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.descriptionTrabalho de projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – Especialização em Artes Performativaspt_PT
dc.description.abstractEste relatório aborda a reflexão sobre um objeto artístico com o título SENSE DATA: work in progress. Pretende experimentar e comentar métodos de colaboração como potenciadores de uma criação num ambiente performativo. Apresenta dados e relações fruto de um ambiente de espetáculo mixed-reality, concebido através de um processo coletivo artístico e multidisciplinar. Existe um cruzamento de vários intervenientes neste trabalho, feito através de conversas e partilhas em diferentes áreas da criação. Destaca-se o método de improvisação como principal instrumento de participação e potência de/em cena. O dispositivo cénico multimédia foi desenvolvido através da experimentação e montagem de vídeos previamente gravados. As escolhas foram feitas partindo de momentos da vida quotidiana, dos quais foram selecionados os mais relevantes tendo em conta as temáticas definidas como centrais. A edição dos mesmos foi feita aplicando o conceito de improvisação, tal e qual como na sonoplastia; foi-se partindo da exploração de vários signos para a concretização do ambiente. Propôs-se a realização de exercícios sobre o método acima referido, assumindo-o como ferramenta dramatúrgica ao longo de toda a criação, concretizando-se no vínculo entre esta filosofia de trabalho e a experimentação. Estes processos de descoberta quiseram também interligar as reações e reflexões do público com tema proposto, cruzando ainda as informações do diário de campo e as entrevistas à equipa artística, para um melhor entendimento da proposta criativa. Este relatório produz-se do processo coletivo em três capítulos: o primeiro aborda uma contextualização teórica dos temas, o segundo apresenta o objeto artístico e a metodologia usada para a sua criação e o terceiro analisa os resultados através de entrevistas e feedback do público, havendo ainda uma conclusão que afina e mostra as descobertas obtidas. Os diferentes resultados permitiram, ao conceber esta criação work in progress, compreender que, nestes processos de colaboração, as alterações estão constantemente a aparecer, a cada dia, a cada ensaio, em cada conversa. Foi a partir deste modelo de trabalho aberto e colaborativo que se conseguiu aferir, por exemplo, que das três personas em cena, uma delas se destacou como uma personagem que além da criação/operação da paisagem sonora, marcando presença no ambiente de performance mixed-reality. Ou ainda, em relação à música, que teve um efeito determinante na apresentação pública; que se o tempo e o espaço para a procura e exploração de novas camadas tivessem sido prolongados, teria ganho dimensões eternamente mais profundas. O projeto de investigação debruçou-se, portanto, sobre estas questões de colaboração e pesquisa artística através da improvisação, na partilha e transmissão de conhecimentos de diferentes áreas artísticas, através de experimentações e conversas que constituíram estratégias de articulação do processo criativo performativo. Não esquecendo que estas articulações foram executadas através de sistema de trabalho híbrido: digital e presencial, fazendo com que estas duas realidades se misturassem e coexistissem em tempo real.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This report addresses the reflection on an artistic object with the title SENSE DATA: work in progress. It intends to experiment and comment on collaborative methods as enhancers of creation in a performative environment. It presents data and relations resulting from a mixed-reality spectacle environment, conceived through an artistic and multidisciplinary collective process. There is an intersection of several intervening actors in this work, made through conversations and sharing in different areas of creation. The improvisation method stands out as the main instrument of participation and power of/on the scene. The scenic multimedia device was developed through experimentation and editing of previously recorded videos. The choices were made from moments of everyday life, from which the most relevant were selected considering the themes defined as central. The editing was done by applying the concept of improvisation, just like in sound design; we started from the exploration of several signs for the concretization of the environment. Exercises on the above method were proposed, assuming it as a dramaturgical tool throughout the creation, materializing in the link between this philosophy of work and experimentation. These discovery processes also wanted to interconnect the reactions and reflections of the audience with the proposed theme, crossing the information from the field diary and the interviews with the artistic team, for a better understanding of the creative proposal. This report is produced from the collective process in three chapters: the first one addresses a theoretical contextualization of the themes, the second one presents the artistic object and the methodology used for its creation, and the third one analyses the results through interviews and audience feedback. There is also a conclusion that refines and shows the findings obtained. The different results allowed, when conceiving this work in progress creation, to understand that, in these collaborative processes, changes are constantly appearing, every day, in every rehearsal, in every conversation. It was from this model of open and collaborative work that it was possible to gauge, for example, that of the three personas on stage, one of them stood out as a character that besides the creation/operation of the soundscape, marked presence in the mixed-reality performance environment. Or again, in relation to the music, which had a determining effect on the public presentation; that if the time and space for the search and exploration of new layers had been extended, it would have gained eternally deeper dimensions. The research project was, therefore, about these issues of collaboration and artistic research through improvisation, in the sharing and transmission of knowledge from different artistic areas, through experimentations and conversations that constituted strategies of articulation of the performative creative process. Not forgetting that these articulations were executed through a hybrid work system: digital and presential, making these two realities mix and coexist in real time.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203223462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15955
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMixed-realitypt_PT
dc.subjectWork in progresspt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.titleSense data: uma reflexão sobre métodos de colaboração num ambiente de performance mixed-realitypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleSense data: uma reflexão sobre métodos de colaboração num ambiente de performance mixed-realitypt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
(Sense Data) uma reflexão sobre métodos de colaboração num ambiente de performance mixed-reality.pdf
Size:
1.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: