Publication
Qualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúde
dc.contributor.author | Grilo, Ana Monteiro | |
dc.contributor.author | Gomes, Ana | |
dc.contributor.author | Santos, Margarida Custódio dos | |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T11:29:08Z | |
dc.date.available | 2016-09-22T11:29:08Z | |
dc.date.issued | 2015-06 | |
dc.description.abstract | As últimas décadas caracterizaram-se por importantes contributos que recolocaram o ensino de competências comunicacionais como um dos aspetos centrais na formação dos profissionais de saúde. A própria OMS tem vindo a enfatizar este aspeto e, em 2002, a American Association of Medical Colleges e a American College of Graduate Medical Education consideraram a comunicação interpessoal como umas das seis aptidões centrais a desenvolver nos médicos. Perante estas recomendações e a demonstração, através de inúmeras investigações, de que as competências comunicacionais podem ser treinadas e aprendidas, e que estas aptidões permanecem ao longo do tempo; as instituições de ensino superior que formam profissionais de saúde, são chamadas a repensarem os seus curricula. Os consensos de Toronto e o de Kalamazoo surgiram como dois importantes marcos orientadores da uniformização do ensino e avaliação das competências comunicacionais nas escolas médicas. A presente comunicação, parte de um conjunto de investigações realizadas com estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia e radioterapia, bem como da experiência de utentes adultos em serviços de medicina nuclear e radiologia e de crianças na consulta de pediatria e pretende apontar algumas linhas orientadoras sobre os conteúdos e as metodologias de ensino das competências comunicacionais, assim como da forma de avaliar estas competências ao nível do ensino pré-graduado dos futuros profissionais de saúde. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Grilo AM, Gomes A, Santos M. Qualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúde. In Colóquio Internacional Psicologia e Educação 2015 – Diversidade e educação: desafios atuais, ISPA (Lisboa), 25 a 27 de junho de 2015. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6451 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2015/06/Livro-Resumos-13ColoquioInternacionaldePsicologiaeEducacao.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competência comunicacional | pt_PT |
dc.subject | Profissional de saúde | pt_PT |
dc.title | Qualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúde | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Qualidade no ensino das competências comunicacionais nos estudantes da área da saúde.pdf
- Size:
- 1.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: