Repository logo
 
Publication

A Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA): Os seus Elementos Literários de Concepção Segundo Elliot Eisner

dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2020-03-18T13:02:31Z
dc.date.available2020-03-18T13:02:31Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractUm dos esforços de Elliot Will Eisner (1933-2014) incidiu, muito particularmente, sobre os papéis desempenhados pela arte na pesquisa em educação, destacando as singularidades de uma metodologia que passou a ser designada no Brasil e em Portugal, como PEBA (Pesquisa Educacional Baseada nas Artes). Esta metodologia assenta sobre o que o autor define como sendo os seus elementos de conceção: o formato do texto e o tipo de linguagem utilizados na narração da pesquisa. A adoção de tais perspectivas, que privilegiam a dimensão literária do texto, implica ultrapassar determinadas ideias feitas sobre a predominância da racionalidade e da objetividade na linguagem científica. Homenageando Elliot Eisner, este artigo pretende clarificar a metodologia referida, contrastando-a com os princípios básicos das que normalmente se encontram sob o amplo guarda-chuva das metodologias qualitativaspt_PT
dc.description.abstractABSTRACT One of Elliot Eisner efforts (1933-2014), focused most particularly on the roles played by art in educational research, highlighting the uniqueness of a methodology that became known in Brazil, and Portugal, as PEBA (ABER: Arts-Based Educational Research, in eng.). It is based on what the author defines as design elements: text format and the type of language used in the narration of the research. The adoption of such perspectives that focus on literary text size implies overcoming certain preconceived ideas about the dominance of rationality and objectivity in scientific language. Honouring Elliot Eisner, this article aims to clarify the above methodology, contrasting it with the basic principles of those normally found under the broad umbrella of qualitative methodologies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCharréu, L. (2018). A pesquisa educacional baseada nas artes (PEBA): Os seus elementos de concepção segundo Elliot Eisner. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(1): 17-29. ISSN: 2183-7481. https://doi.org/10.23828/rpea.v8i1.147pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23828/rpea.v8i1.147pt_PT
dc.identifier.issn2183-7481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11265
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/43pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologias de pesquisapt_PT
dc.subjectPesquisa qualitativapt_PT
dc.subjectPesquisa educacionalpt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectTexto literáriopt_PT
dc.subjectResearch methodologiespt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectBased educational researchpt_PT
dc.subjectArtspt_PT
dc.subjectLiterary textpt_PT
dc.titleA Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA): Os seus Elementos Literários de Concepção Segundo Elliot Eisnerpt_PT
dc.title.alternativeArts-Based Educational Research (ABER): Its literary elements of design according to Elliot Eisnerpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Artísticapt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA).pdf
Size:
128.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections