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“Jovens construtores da cidade” – FunJOVEM 20-30

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Abstract(s)

A emergente preocupação política e social com o afastamento dos jovens dos processos democráticos convencionais e daquelas que são as estruturas tradicionais de participação, tem trazido para o centro da discussão os jovens e a forma como eles se envolvem nos processos de participação e decisão, em termos das políticas locais de juventude. Sendo a juventude uma categoria social de definição complexa, caraterizada pela sua heterogeneidade e dinamismo, é importante compreender como é que os jovens e a sua participação influenciam a vida das suas comunidades e a definição de políticas públicas através de processos de cidadania. Assim, a elaboração de políticas locais para a juventude, por definição, implica a mobilização dos jovens em todo o processo de construção e implementação das mesmas. A pesquisa empírica desenvolvida no âmbito desta dissertação tem como objeto de estudo central os jovens do Funchal, as suas conceções, e dos agentes que com eles trabalham acerca de três conceitos: juventude, participação e políticas municipais de juventude. Assim, a presente pesquisa pretende constituir-se como um estudo diagnóstico sobre os jovens do município do Funchal, a sua participação ativa na vida do município e as atuais políticas de juventude, contribuindo como alicerce fundamental para construção de uma estratégia municipal concertada para os jovens que vivem, estudam ou trabalham no município do Funchal – um Plano Municipal de Juventude. O estudo desenvolvido, de natureza mista, combinou técnicas de recolha empírica qualitativa e quantitativa. Para a recolha de dados foram aplicados 1259 inquéritos por questionários aos jovens do Funchal, 10 questionários às Juntas de Freguesia do Funchal, 12 questionários às Instituições de Ensino Superior, Escolas Secundárias e Profissionais do município, 51 entrevistas às associações juvenis e aos agentes de juventude do município do Funchal. Os resultados destacam a importância dos processos participativos juvenis na construção da cidade e no desenho de políticas públicas destinadas à juventude.
The emerging political and social concern with the distancing of young people from conventional democratic processes and from the traditional structures of participation, has brought young people and the way they get involved in the processes of participation and decision to the center of the discussion, in terms of local youth policies. As youth is a social category with a complex definition, characterized by its heterogeneity and dynamism, it is important to understand how young people and their participation influence the life of their communities and the definition of public policies through citizenship processes. Thus, the elaboration of local youth policies, by definition, implies the involvement of young people in the entire process of construction and implementation of these policies. The empirical research that supports this dissertation has as central object of study the young people of Funchal, their conceptions, and the agents who work with them on three concepts: youth, participation and youth policies. Therefore, the present research intends to constitute itself as a diagnosis and study about the young people of the city of Funchal, their active participation in life in the city and the current municipal youth policies, contributing as a fundamental foundation for the construction of a concerted municipal strategy for young people who live, study or work in the municipality of Funchal – a Municipal Youth Plan. The developed study, of a mixed nature, combined qualitative and quantitative empirical collection techniques. For data collection, 1259 questionnaire surveys were applied to young people from Funchal, 10 questionnaires surveys to Funchal parish councils, 12 questionnaires surveys to higher education institutions, secondary and professional schools from the municipality, 51 interviews with youth associations and youth workers in the municipality of Funchal. The results highlight the importance of youth participatory processes in the construction of the city and in the design of public policies aimed at youth.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária

Keywords

Juventude Participação Cidadania Políticas de Juventude Youth Participation Citizenship Youth policies

Citation

Dionísio, J. F. G. (2021). “Jovens construtores da cidade” – FunJOVEM 20-30 (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14988

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