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Divulgação de indicadores sociais: outra dimensão para informações contabilísticas

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Abstract(s)

A designação de sustentabilidade está associada ao conceito de desenvolvimento sustentável, cujo enfoque passa pelo desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades das gerações actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas, tornando-se numa questão de visão, de estratégia e muitas vezes de sobrevivência. Empresas socialmente responsáveis não só geram valor para quem está próximo, como alcançam melhores resultados. Decorrente da importância acima referida, o presente estudo pretende analisar o nível de divulgação de informação de natureza social, tendo por base os indicadores sociais propostos pela Global Reporting Initiative (GRI), de 51 das maiores empresas portuguesas com referência ao ano de 2010. Após a análise dos resultados obtidos para cada uma das variáveis definidas, a média de divulgação das mesmas pode ser considerada como bastante elevada. Relativamente aos indicadores relativos à responsabilidade pelo produto temos cerca de metade das empresas que integram a amostra que divulga a totalidade dos mesmos, no entanto existe um número reduzido que não divulga qualquer deles. Na categoria sociedade todos os indicadores apresentam níveis de divulgação acima dos 50%, destaque para o facto de metade das empresas divulgarem informação acerca de todos os indicadores que compõem esta categoria. A categoria de práticas laborais e trabalho decente apresenta na sua generalidade um nível de divulgação acima de 60%. Um aspecto a considerar nesta categoria é a não existência de qualquer empresa que não divulgue pelo menos um dos indicadores. A categoria de direitos humanos é alvo de divulgação em cerca de metade das empresas em análise, no entanto ainda existem empresas que não divulgam qualquer indicador referente a esta categoria.
The Sustainability and Sustainable development are interconnected, since they both refer to the satisfaction of the present needs without compromising the ability of future generations to meet their own needs. Nowadays social responsibility isn’t an option to companies – has become a need, a survival issue. Socially responsible entities not only generate value but have better results. Due to this matter importance, the following work analyzes Sustainability Reports information level from 51 of the biggest 2010 Portuguese enterprises, based on GRI (Global Reporting Initiative) Guidelines and performance indicators. According to GRI indicators, this study indicates a high level of information report. About half of the enterprises in this study report in the Human Rights Category, but there are few that don`t even report about it; the same happens regarding Society. Moreover, with respect to this matter, half of the studied enterprises report all indicators. This studied sample only reports 60% of the Labour Practices and Decent Work performance indicators. There isn't one company reporting in this category. Human Rigths performance indicators are reported by 50% of these 51 enterprises. Some don`t even report it.

Description

Mestrado em Contabilidade

Keywords

Responsabilidade social Divulgação voluntária da informação GRI Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Social reponsability Voluntary disclosure of information Sustainability Sustainable development

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