Repository logo
 
Publication

A inclusão de alunos com problemáticas graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx.

dc.contributor.authorSilva, Francisco Vaz da
dc.date.accessioned2013-10-07T10:34:07Z
dc.date.available2013-10-07T10:34:07Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractEste artigo pretende passar em revista de um conjunto de trabalhos, Dissertações e Projetos de Intervenção, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Lisboa, relacionados com a inclusão de alunos com problemáticas graves. O nosso propósito foi dar conta da investigação que se tem produzido no âmbito do curso, focando a emergência de temáticas relacionadas com a inclusão, de estudos iniciais de carácter descritivo e exploratório (ex: descrição de contextos e práticas educativas, percepções dos docentes sobre a inclusão) a, mais recentemente, estudos com objectivos mais precisos (ex: estudos sobre as interacções entre pares, a utilização de tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem) e projectos de intervenção (ex: inclusão de alunos com problemas graves em actividades com alunos com desenvolvimento típico, formação de Assistentes Operacionais). A nossa revisão foca-se também na evolução das metodologias adotadas (progressivo recurso a fontes diversificadas de informação e a dados de observação direta). Estes trabalhos, finalizados entre 2010 e 2012, são aqui revistos organizados em função de linhas de investigação. Nas notas finais apresentam-se sugestões de possíveis estudos futuros.por
dc.description.abstractAbstract: This paper reviews recent Dissertations and Intervention Projects (2010 – 2012) elaborated as part of the Masters Course on Special Education in Escola Superior de Educação de Lisboa under the general heading of inclusion of pupils with severe educational needs. With this review we aim to highlight some of the research associated with this Masters Course and show the research themes addressed within this general subject, focusing on the methods used in the studies and they have been evolving, as well as to report their more interesting results. In the concluding notes, some directions for future studies are put forwardpor
dc.identifier.citationSilva, Francisco Vaz da (2012). A Inclusão de Alunos com Problemáticas Graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx. Da Investigação às Práticas, II (II). 3-17.por
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2706
dc.language.isoporpor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/47/47por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectSevere educational needspor
dc.titleA inclusão de alunos com problemáticas graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx.por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Inclusão De Alunos Com.pdf
Size:
152.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections