Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
152.44 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo pretende passar em revista de um conjunto de trabalhos, Dissertações
e Projetos de Intervenção, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da Escola
Superior de Educação de Lisboa, relacionados com a inclusão de alunos com problemáticas
graves. O nosso propósito foi dar conta da investigação que se tem produzido no âmbito do
curso, focando a emergência de temáticas relacionadas com a inclusão, de estudos iniciais de
carácter descritivo e exploratório (ex: descrição de contextos e práticas educativas,
percepções dos docentes sobre a inclusão) a, mais recentemente, estudos com objectivos
mais precisos (ex: estudos sobre as interacções entre pares, a utilização de tecnologias de
apoio à comunicação e aprendizagem) e projectos de intervenção (ex: inclusão de alunos com
problemas graves em actividades com alunos com desenvolvimento típico, formação de
Assistentes Operacionais). A nossa revisão foca-se também na evolução das metodologias
adotadas (progressivo recurso a fontes diversificadas de informação e a dados de observação
direta). Estes trabalhos, finalizados entre 2010 e 2012, são aqui revistos organizados em
função de linhas de investigação. Nas notas finais apresentam-se sugestões de possíveis
estudos futuros.
Abstract: This paper reviews recent Dissertations and Intervention Projects (2010 – 2012) elaborated as part of the Masters Course on Special Education in Escola Superior de Educação de Lisboa under the general heading of inclusion of pupils with severe educational needs. With this review we aim to highlight some of the research associated with this Masters Course and show the research themes addressed within this general subject, focusing on the methods used in the studies and they have been evolving, as well as to report their more interesting results. In the concluding notes, some directions for future studies are put forward
Abstract: This paper reviews recent Dissertations and Intervention Projects (2010 – 2012) elaborated as part of the Masters Course on Special Education in Escola Superior de Educação de Lisboa under the general heading of inclusion of pupils with severe educational needs. With this review we aim to highlight some of the research associated with this Masters Course and show the research themes addressed within this general subject, focusing on the methods used in the studies and they have been evolving, as well as to report their more interesting results. In the concluding notes, some directions for future studies are put forward
Description
Keywords
Inclusão Inclusion Necessidades educativas especiais Severe educational needs
Citation
Silva, Francisco Vaz da (2012). A Inclusão de Alunos com Problemáticas Graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx. Da Investigação às Práticas, II (II). 3-17.