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Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança
dc.contributor.advisor | Gil, José | |
dc.contributor.author | Mira, Ana Sofia Palula Fonseca de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-02T12:09:32Z | |
dc.date.available | 2020-11-02T12:09:32Z | |
dc.date.issued | 2014-12 | |
dc.description | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Filosofia | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente investigação desenvolve a filosofia estética de Gil sobre o “corpo de forças”, situada entre a fenomenologia (Husserl e Merleau-Ponty) e o empirismo transcendental (Deleuze), com influência da psicanálise (Dolto), e demonstra a sua actual relevância para as práticas e teorias da dança contemporânea. Muitos de nós, praticantes de dança, sabemos que a dança acontece pela escuta do corpo, como meio de intensificação das sensações e potencialização das forças. A partir da filosofia de Gil, e pela perspectiva do corpo que dança, esta investigação analisa uma experimentação do corpo na dança contemporânea realizada neste contexto. Com vista a contextualizar a presente investigação no campo da dança e filosofia, a Introdução, remete para uma breve abordagem à história da filosofia estética da dança, assumindo particular destaque, no Capítulo I., a poética da dança de Valéry, e o seu desenvolvimento, a partir do “plano virtual do movimento da dança”, segundo Gil. Incluímos na contextualização desta investigação uma possível história da dança, nomeadamente desde a influência da dança pós-moderna até à dança contemporânea, pela perspectiva de quem tem vindo a praticar esta história, com alguns dos seus protagonistas. Pela perspectiva do corpo que dança, no Capítulo II., expomos uma experimentação do corpo na dança contemporânea, a qual, em articulação com o seu documento sensível (registo escrito e audiovisual incluídos), constitui o estudo de caso da presente investigação. A partir da experimentação do corpo na dança contemporânea e seu documento sensível, nos Capítulos III. e IV., sendo o tema central da investigação a potência do corpo na dança, é apresentada a tese, a saber: a experiência real da potência do corpo na dança só é possível se o corpo permanecer no silêncio do corpo. A metodologia adoptada para a operacionalização deste problema consiste, a partir de Gil, na mudança de escala da macroscopia para a microscopia dos fenómenos do corpo na dança. Partindo da experiência vivida, do corpo próprio, passamos, então, a considerar um campo infinito e virtual, como substrato continuum que sustenta os gestos dançados. Tal continuum – matéria do desejo, formado pelo “inconsciente do corpo” e mapa dos afectos entre corpos que escutam na dança – assegura o “plano virtual do movimento da dança”, onde podem consistir uma heterogeneidade de movimentos. O silêncio do corpo é o corpo intensivo da experimentação, nascido pela escavação de um vazio no corpo que instaura o intervalo, pelo ritmo como captação das forças do mundo e pela cisura do caos, cuja poeira, de potência infinita, o corpo que dança, revela. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12310 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Departamento de Filosofia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://run.unl.pt/handle/10362/14026 | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Movimento | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Gesto | pt_PT |
dc.subject | Silêncio | pt_PT |
dc.subject | Documento | pt_PT |
dc.title | Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Silêncio, potência e gesto : um corpo na dança | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
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