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Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em conta que, para as crianças, a amizade é um valor fundamental, mas não isento de
conflitos e tensões, propomo-nos a apresentar o trabalho realizado com as crianças de um
Jardim de Infância (JI), situado na cidade de Lisboa, sobre os enredos da cultura de pares
instituída, bem como sobre as conceções e significados atribuídos, pelas crianças, no âmbito
das relações que estabelecem entre si.
O caminho percorrido em torno desta problemática central - a amizade entre as crianças, no
quotidiano do jardim de infância - operacionalizou-se a partir de uma metodologia qualitativa e
da centralidade de três técnicas principais: a observação, a entrevista e a consulta documental.
Os dados recolhidos foram analisados à luz de duas áreas de conhecimento: a pedagogia da
infância e a sociologia da infância.
A investigação realizada sobre a amizade entre as crianças aponta para um processo
complexo, diversificado, implicando determinados requisitos, que envolvem dimensões
diferenciadas. Nas relações que estas estabelecem, há distinção entre diferentes tipos de
amigos e diversos graus de intimidade e interações, sendo ainda identificada a reciprocidade
como um fator fundamental nas relações estabelecidas.
Description
Keywords
Amizade entre crianças Educação de infância Culturas da infância Prática profissional supervisionada
Citation
Cunha, M., Tomás, C., Fonseca, C. (2017) “Amizade é…felicidade! (Freng, 5 anos) ”. As relações sociais entre crianças num Jardim de Infância in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (122-132) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais