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Integração do sistema de armazenamento de energia por bateria para guindaste RTG diesel híbrido

authorProfile.emailbiblioteca@isel.pt
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
dc.contributor.advisorLuís, Ricardo Jorge Ferreira
dc.contributor.authorFernandes, Mauro Mascarenhas
dc.date.accessioned2025-10-09T12:23:32Z
dc.date.available2025-10-09T12:23:32Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.description.abstractNum contexto marcado pelo reconhecimento das alterações climáticas e pela procura de soluções sustentáveis, esta dissertação investiga a viabilidade de aumentar a eficiência energética de um guindaste RTG (Rubber-Tyred Gantry) convencional, que opera com um motor diesel, através da implementação de um sistema híbrido de armazenamento de energia. O principal objetivo é analisar a integração de um sistema híbrido paralelo utilizando baterias de iões de lítio, avaliando o seu impacto na eficiência operacional e nas emissões de CO2. Para validar esta abordagem, foi desenvolvido um estudo de caso baseado em dados de operação de guindastes e consumo de energia, complementado por simulações numéricas que recriam o desempenho nos modos diesel convencional e híbrido. As simulações foram projetadas para replicar com precisão os parâmetros operacionais do guindaste, permitindo uma análise detalhada do consumo de energia. Na configuração híbrida proposta, o sistema de baterias foi dimensionado para atender às demandas específicas do guindaste, permitindo uma operação mais eficiente dos motores a diesel. Os resultados demonstram que, através de um investimento relativamente modesto e soluções tecnológicas viáveis, é possível melhorar a eficiência energética do guindaste. Isso não só contribui para a redução das emissões de CO2, alinhando-se com as metas do Acordo de Paris, como também oferece benefícios ambientais e financeiros significativos, sem comprometer as funções operacionais dos equipamentos.por
dc.description.abstractAbstract In a context marked by the recognition of climate change and the search for sustainable solutions, this dissertation investigates the feasibility of improving the energy efficiency of a conventional RTG (Rubber-Tyred Gantry) crane, which operates with a diesel engine, through the implementation of a hybrid energy storage system. The main objective is to analyze the integration of a parallel hybrid system using lithium-ion batteries, evaluating its impact on operational efficiency and CO2 emissions. To validate this approach, a case study was developed based on crane operation and energy consumption data, complemented by numerical simulations that recreate the crane's performance in both conventional diesel and hybrid modes. The simulations were designed to accurately replicate the crane’s operational parameters, allowing for a detailed analysis of energy consumption. In the proposed hybrid configuration, the battery system was sized to meet the crane's specific demands, enabling more efficient operation of the diesel engines. The results show that, through a relatively modest investment and viable technological solutions, it is possible to improve the crane's energy efficiency. This not only contributes to reducing CO2 emissions, aligning with global sustainability goals, but also offers significant environmental and financial benefits without compromising the operational capabilities of the equipment.eng
dc.identifier.tid204013399
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22162
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectGuindaste RTG diesel-híbrido
dc.subjectEficiência energética
dc.subjectSistema de armazenamento de energia
dc.subjectDiesel-hybrid RTG crane
dc.subjectEnergy efficiency
dc.subjectEnergy storage system
dc.titleIntegração do sistema de armazenamento de energia por bateria para guindaste RTG diesel híbridopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica – Ramo Energia

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