Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-06"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Um tag para existirPublication . Jiménez, Marie; Mendes, Marta; Ribeiro, FátimaEste trabalho de projeto corresponde às etapas de investigação e escrita de um guião para o documentário autobiográfico de 60 minutos intitulado popA, um filme que aborda a questão de se ser reconhecide para existir. Esta questão é explorada no contexto do grafíti, especificamente do tag (assinatura feita sem permissão no espaço público) uma arte que forma uma realidade própria dê artista e serve de subversão para dizer “eu existo como pessoa transgénero, não-binária e de género fluido”. Esta investigação foca-se na relação entre a prática do grafiti e a construção da identidade, bem como numa metodologia de desenvolvimento do guião, assente na teoria da Deriva de Guy Debord, na técnica artística da colagem e numa abordagem narrativa autobiográfica, na primeira pessoa. Tanto o relatório, como o projeto de guião são escritos utilizando o sistema de linguagem neutra.
- Jogos de fortuna e azar: publicidade no InstagramPublication . Costa, Tânia Vanessa da Silva; Antunes, Ana Cristina Coelho; Farias, Ana RitaO presente estudo explora a publicidade dos jogos de fortuna e azar na plataforma digital Instagram, com destaque nas suas estratégias publicitárias. A publicidade digital, particularmente na plataforma Instagram, foca-se em apelos emocionais e financeiros, como o bónus de registo e as apostas grátis. No entanto, a brevidade destes conteúdos limita a inclusão de mensagens de responsabilidade, reduzindo a consciencialização sobre os riscos do jogo a dinheiro. A análise levada a cabo demonstrou que as marcas ao utilizarem slogans prometem ganhos fáceis e retratam o jogo a dinheiro como uma atividade prazerosa. Estas são amplamente utilizadas, criando um ambiente onde os riscos são minimizados. A publicidade contribui para a normalização do comportamento de jogo, promovendo-o como socialmente aceitável e seguro. Embora a presença de influenciadores digitais seja limitada, as marcas utilizam personagens comuns para humanizar o jogo. A competitividade entre marcas que segmentam campanhas para jovens jogadores evidencia o crescimento das apostas online.
- Cobertura noticiosa da Agência Lusa sobre os imigrantes: representações de uma minoria em crescimentoPublication . Felipe, Luiza Gil dos Santos; Cardoso, Fátima Lopes; Barros, Júlia Leitão deO presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Lusa - Agência de Notícias de Portugal, S.A, assim como expor as conclusões da análise de conteúdo às peças publicadas por esta empresa de comunicação social, entre os dias 27 de fevereiro e 17 de maio de 2024, que tenham como temática os imigrantes. Pretendeu-se, assim, perceber que representações são realizadas pela Lusa aos imigrantes nas notícias produzidas, discutindo padrões e narrativas predominantes na cobertura mediática deste grupo. A investigação apresentada também propõe uma contextualização teórica, em torno de dados de fluxos migratórios e teorias sobre estudos mediáticos. O relatório de mestrado apresentado pretende ser um contributo para a compreensão de como as agências de notícias, neste caso a Lusa, desempenham um papel determinante na construção da perceção pública sobre temas mais complexos, como a imigração. Este estudo de caso revela como a cobertura desta minoria é feita de forma menos estigmatizante possível, um aspeto associado ao jornalismo de serviço público e, fortemente dependente da agenda, devido à rapidez e ao rigor característicos do jornalismo de agência.
- A cobertura jornalística do Campeonato da Europa de Andebol de 2024Publication . Santos, Afonso Viana; Gomes, Pedro MarquesA presente dissertação procura analisar a cobertura jornalística nacional do Campeonato da Europa de andebol de 2024, olhando para a imprensa desportiva e de informação geral impressa, assim como para os telejornais televisivos. No universo mediático português em que o futebol surge como a modalidade desportiva predominante, o que também se reflete nas investigações académicas sobre jornalismo desportivo, este trabalho centra a sua atenção numa outra modalidade, visando contribuir para um melhor conhecimento sobre a sua cobertura jornalística. Optou-se pelo andebol, por ser o terceiro desporto coletivo com mais praticantes federados em Portugal e, em particular, o campeonato europeu por ser a maior prova internacional desta modalidade ocorrida em 2024, na qual a seleção nacional portuguesa participou. Assim, a partir da questão inicial “Qual o espaço dado ao Campeonato da Europa de Andebol de 2024 nos jornais desportivos, generalistas e nos telejornais?”, estudamos as peças jornalísticas pelos jornais desportivos A Bola, Record e O Jogo, pelos generalistas Público, Correio da Manhã e Expresso e pelos telejornais de horário obre da SIC, TVI e RTP1, entre o dia 10 e 30 de janeiro de 2024. Através da análise de conteúdo realizada, foi possível concluir que a seleção de Portugal foi o maior foco da cobertura da prova, sobretudo a partir do momento em que obteve resultados positivos. Foram também observadas diferenças claras entre o tratamento de informação, sobretudo, entre a imprensa desportiva e a generalista. Concluiu-se ainda que existiu uma falta de investimento, a diferentes níveis, na cobertura do europeu.
- O documentário “Além do Tempo”: vida de Urbano e TeresaPublication . Coelho, Miguel Cardoso Nobre Velez; Souto, JorgeTendo o propósito de relembrar, registar e eternizar a vida de Urbano e Teresa, enquanto símbolo de uma relação amorosa duradoura e saudável, recorro ao meio audiovisual documental para compartilhar o quotidiano do casal, assim como a sua história de vida. O documentário “Além do Tempo” pretende servir de recordação para um par unido há mais de 60 anos. Além disso, ao utilizar ferramentas de transmedia, tenciono enriquecer esta narrativa em particular, proporcionando outros meios onde a história possa ser disseminada e posteriormente desenvolvida e aprofundada por uma audiência ativa.