Publication
“Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dança
dc.contributor.author | Nascimento, Vanda Maria dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-01-28T17:59:26Z | |
dc.date.available | 2018-01-28T17:59:26Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | O documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor. | pt_PT |
dc.description.abstract | A dança, enquanto arte performativa, utiliza o corpo como instrumento fundamental do discurso artístico e como forma de comunicação e relação com o mundo. Partindo-se do facto do bailarino ser detentor do corpo que dá corpo à dança, entendemos (re)visitar autores aos quais reconhecemos afinidades e partilhar algumas reflexões sobre o corpo, a sua importância, significância e inscrição nos vastos domínios da dança. Assumimos o corpo enquanto instrumento “afinado” de um bailarino que é capaz de ter domínio sobre esse corpo e que tem competências para criar um novo vocabulário de movimento, respondendo de forma mais eficaz e concordante com a pluralidade e mutabilidade das solicitações do mercado da dança. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: As a performance art, dance uses the body as a core instrument of artistic discourse and as a way to communicate and relate to the world. Starting from the fact that dancers hold the bodies that embody dance, we intend to (re)visit authors with whom we share affinities and reflections about the body, its importance, significance and inscription in the vast domains of Dance. We take the body as the “tuned” instrument of a dancer who is able to master that body and who has the skills to create a new vocabulary for movement, thus responding more effectively and in accordance with the plurality and changeability of Dance market requests. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nascimento, V. (2017). “Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dança. Revista Portuguesa de Educação Artística, 23 (3), 1079-1090. http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v6i2.102 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/7990 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71021 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Dance | pt_PT |
dc.subject | Body | pt_PT |
dc.title | “Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dança | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1090 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 23 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1079 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Movimento (ESEFID/UFRGS) | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |