Repository logo
 
Publication

“Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dança

dc.contributor.authorNascimento, Vanda Maria dos Santos
dc.date.accessioned2018-01-28T17:59:26Z
dc.date.available2018-01-28T17:59:26Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionO documento integral está disponível através do link que se encontra no campo Versão do Editor.pt_PT
dc.description.abstractA dança, enquanto arte performativa, utiliza o corpo como instrumento fundamental do discurso artístico e como forma de comunicação e relação com o mundo. Partindo-se do facto do bailarino ser detentor do corpo que dá corpo à dança, entendemos (re)visitar autores aos quais reconhecemos afinidades e partilhar algumas reflexões sobre o corpo, a sua importância, significância e inscrição nos vastos domínios da dança. Assumimos o corpo enquanto instrumento “afinado” de um bailarino que é capaz de ter domínio sobre esse corpo e que tem competências para criar um novo vocabulário de movimento, respondendo de forma mais eficaz e concordante com a pluralidade e mutabilidade das solicitações do mercado da dança.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: As a performance art, dance uses the body as a core instrument of artistic discourse and as a way to communicate and relate to the world. Starting from the fact that dancers hold the bodies that embody dance, we intend to (re)visit authors with whom we share affinities and reflections about the body, its importance, significance and inscription in the vast domains of Dance. We take the body as the “tuned” instrument of a dancer who is able to master that body and who has the skills to create a new vocabulary for movement, thus responding more effectively and in accordance with the plurality and changeability of Dance market requests.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNascimento, V. (2017). “Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dança. Revista Portuguesa de Educação Artística, 23 (3), 1079-1090. http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v6i2.102pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71021pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.title“Dançar dói, mas dói mais quando estou parada": Reflexões sobre o corpo na dançapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1090pt_PT
oaire.citation.issue23pt_PT
oaire.citation.startPage1079pt_PT
oaire.citation.titleRevista Movimento (ESEFID/UFRGS)pt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
dancar_doi_resumo.pdf
Size:
95.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections