Repository logo
 
Publication

Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.date.accessioned2020-02-03T11:36:07Z
dc.date.available2020-02-03T11:36:07Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo apresenta a identificação de três perfis exploratórios de padrões de práticas reflexivas de 115 estudantes-estagiários/as que frequentam os mestrados de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Os dados apresentados, resultantes da análise estatística baseada na análise de correspondências múltiplas (ACM), permitem identificar dois perfis diferenciados pelo impacto das reflexões escritas durante a PES e respetiva justificação, pelo subsistema de ensino superior que frequentam, pela natureza jurídica do subsistema e pelos modelos adotados, bem como um terceiro grupo diferenciado pelo modelo pedagógico adotado e pelo subsistema frequentado.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article presents three exploratory profiles of reflexive practices from a sample of 115 student-trainees who attend teacher training masters programs in early childhood education and in teaching 1st and 2nd cycle of basic education, in mainland Portugal, regarding prática de ensino supervisionada (PES) [supervised teaching practice]. The data presented comes from the statistical analysis based on análise de correspondências múltiplas (ACM) [multiple correspondence analysis]. It allows to identify two profiles set apart by the impact of the reflections written during STP and their respective justification based on the subsystem of higher education they attend, the legal nature of the subsystem and the adopted models. The data also differentiated a third group based on the pedagogical model adopted and the subsystem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTomás, Catarina, & Gonçalves, Carolina. (2019). Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal. Cadernos de Pesquisa, 49(174), 168-181. Epub December 09, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/198053146432pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/198053146432pt_PT
dc.identifier.eissn1980-5314
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11041
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/6432pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensinopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPractice teachingpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titlePerfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage181pt_PT
oaire.citation.issue174pt_PT
oaire.citation.startPage168pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameTomás
person.familyNameGonçalves
person.givenNameCatarina
person.givenNameCarolina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.scopus-author-id15027833000
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6432-31962-1-PB.pdf
Size:
325.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections