Repository logo
 
Publication

Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções

dc.contributor.authorFerreira, Patrícia
dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorOliveira, Ana Luísa
dc.contributor.authorAbrantes, Ana
dc.date.accessioned2020-03-27T10:57:31Z
dc.date.available2020-03-27T10:57:31Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractPretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The aim of this text is to present an analysis of the role of language in project-based learning and the linguistic progress that takes place through the use of this methodology. From the analysis of didactic resources, children’s works, photographic records of teaching and learning contexts and reports of events, several topics are brought into the discussion regarding two axis: which linguistic competencies contribute to the development of projects by students (i) and the boost that these working contexts print to linguistic learnings in the mentioned areas (ii). The analysis has evinced the dialogical relation between the development of specific knowledge related to the thematic of the projects and the scientific or artistic field in which they can be integrated and the development of linguistic competencies, such as, a) the relevance of an explicit action focused on the didactics of language in the preparation of the development of projects and in every step of the way; b) the wealth of project-based learning and teaching for the contextualization of linguistic learnings; c) and the benefits that such contexts implicate for the development of knowledge in use, complex in nature, that form the concept of literacy and enhance citizenship exercise.pt_PT
dc.description.abstractResumé Nous avons l’intention de présenter une analyse du rôle joué par les langues dans la méthodologie de travail de projet et de l’apprentissage des langues ainsi déclenché. À partir de l’analyse du matériel pédagogique, des productions des enfants, des enregistrements photographiques de situations d’enseignement et d’apprentissage et des comptes rendus d’événements, les sujets sont abordés autour de deux axes: la contribution des compétences de base du langage à la réalisation du projet (i) et l’élan que cela donne à l’apprentissage des langues dans les domaines mentionnés (ii). L’analyse a montré la relation dialogique établie entre la construction de connaissances spécifiques liées au thème des projets et le domaine scientifique ou artistique dans lequel elles sont insérées et le développement des compétences linguistiques, en soulignant: a) la pertinence de la focalisation explicite sur la didactique des langues dans la préparation des travaux de projets et les différentes étapes de leur réalisation; b) la richesse de cette méthodologie pour la contextualisation de l'apprentissage des langues; c) les avantages que de tels contextes entraînent pour la construction de connaissances en cours d'utilisation, de nature complexe, qui façonnent le concept de litératie et renforcent l'exercice de la citoyenneté.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, P., Estrela, A., Oliveira, A., Abrantes, A., (2020) Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções, Da Investigação às Práticas, 10(1), 31 - 61. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.202pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11356
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectDidática da língua maternapt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectProject-based teaching and learningpt_PT
dc.subjectDidactics of languagept_PT
dc.subjectCurricular articulationpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectMéthodologie de travail de projetpt_PT
dc.subjectDidactique de la langue maternellept_PT
dc.subjectIntégration du programme d'étudespt_PT
dc.subjectLitératiept_PT
dc.titleDidática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage61pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNamePimentel Estrela
person.givenNamePatrícia
person.givenNameAntónia
person.identifier.ciencia-id2715-4578-71B8
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.orcid0000-0003-2423-4533
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202-962-2-PB.pdf
Size:
2.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections