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Authors
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Abstract(s)
Um dos grandes desafios da atualidade reside em construir uma escola inclusiva para todos,
respeitando as diferenças entre os alunos e procurando dar resposta a todas as suas
necessidades educativas, através do acesso igualitário a uma educação de qualidade, no
sentido de uma preparação para a vida social e profissional ao longo da vida.
Desta forma, é necessária uma mudança não só na maneira de pensar como também nas
práticas dos agentes educativos, no sentido de adequarem o currículo às necessidades
educativas especiais dos alunos. O presente estudo constitui, pois, uma tentativa de conhecer
não apenas as conceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a inclusão e as
adaptações curriculares para alunos com NEE, mas também as práticas curriculares que
desenvolvem quando têm estes alunos nas suas turmas.
O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, incidindo sobre 6 professores do 1º
CEB e respetivas turmas com alunos com NEE incluídos. Como metodologia de recolha de
dados utilizámos as técnicas da entrevista, da análise documental e da observação naturalista
em contexto de sala de aula.
Articulando os resultados das entrevistas com os das observações em sala de aula, podemos
concluir que, para que a escola seja efetivamente inclusiva, não basta que os professores
adotem este conceito. Algumas das maiores dificuldades que se colocaram aos professores
foram a gestão do tempo e a adequação de estratégias no atendimento a todos os alunos, o
que decorre da forma de organização do ensino, uma vez que os professores continuam a
percecionar o seu papel como transmissores de conteúdos e executores de programas,
apostando num ensino unilateral e homogéneo. No entanto, foi possível também verificar
algumas formas de diferenciação pedagógica, sobretudo através da adequação da estrutura
dos trabalhos individuais, do apoio individualizado do professor aos alunos com mais
dificuldades ou da tutoria interpares e da realização de diferentes atividades consoante as
necessidades específicas de cada aluno.
Description
Keywords
Escola inclusiva Necessidades educativas especiais Diferenciação curricular Adequações curriculares Diferenciação pedagógica