Repository logo
 
Publication

As conceções das crianças sobre a amizade: um estudo de caso no jardim de infância

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorPeralta, Paula Alexandra Leal
dc.date.accessioned2023-10-09T09:04:39Z
dc.date.available2023-10-09T09:04:39Z
dc.date.issued2023-08-27
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório resulta da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS) II que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O percurso enquanto estagiária decorreu entre 17 de outubro de 2022 e 3 de fevereiro de 2023, num contexto de Jardim de Infância (JI) privado, que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e com uma educadora de infância e uma auxiliar de educação. Primeiramente, apresento a caracterização do contexto socioeducativo, onde descrevo, fundamento e analiso a minha prática pedagógica. De seguida, no que refere a componente investigativa do Relatório, apresenta-se o estudo desenvolvido sobre As conceções das crianças sobre a amizade: um estudo de caso no jardim de infância. Do ponto de vista metodológico, a técnica de recolha de dados centra-se na observação das crianças e entrevistas às crianças da sala onde decorreu a PPS II, à equipa educativa da sala e de um questionário online às famílias. Desta forma, pretendia (i) conhecer quais as conceções das crianças sobre a amizade; (ii) compreender o papel das crianças na construção de relações de amizade; (iii) conhecer e identificar quais as suas escolhas para brincar e o motivo das mesmas. (iv) compreender o papel do adulto na promoção destas relações. Considerando que a amizade na infância detém um papel fulcral no desenvolvimento da criança, nas culturas da infância (Sarmento, 2004) e na dimensão afetiva das crianças (Trevisan, 2007) constatei, através da análise de dados que a amizade é considerada, pelas crianças, como partilha de momentos de brincadeira. Partilhar e gostar assumem centralidade nas relações de amizade e nos modos como as crianças o vivenciam. Na qualidade de estagiária, e futura educadora de infância, o estudo permitiu refletir e compreender quais os aspetos que devo priorizar e qual deverá ser o meu papel com as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report results in the Curricular Unit Supervised Professional Practice (PPS) II, present in the study plan of the 2nd year of MSC in Preschool Education, in “Escola Superior de Educação de Lisboa”. The internship took places between the 17th of October 2022 to 3 February 2023, in a private kindergarten, that is regulated by the educational model of the Movimento da Escola Moderna (MEM), with a group of twenty-five children, between the ages three to five alongside the kindergarten teacher and an educational assistant. Primarily, I will present a characterization of the socio-educational context, where I will describe, analyse and fundamental my educational practice. Following my research component, it was possible to define problems such as conceptions of the children about friendship: a study case in the kindergarten. Thus, with the objective to give a response to the investigation, I proceeded to make a direct observation, realization of enquiries to the children, education team and subsequently the parents with an online questionnaire. In this way, I intended (i) to know what children's perceptions of friendship are; (ii) understand the role of children in building friendship relationships; (iii) understand the role of the adult in promoting this relationship; (iv) know and identify your choices to play and the reason for them. Considering that friendship in childhood has a key role in the development of the child, in childhood culture (Sarmento, 2004) and in the dimension of affection of the children (Trevisan, 2007) I’ve noticed, threw the data of my investigation, that friendship is seen, by the children, as a sharing moment about playing time. Sharing and liking are central to the concept of friendship and the ways in which children experience it. As an internee, and future kindergarten teacher, I learned how to understand and ponder which the aspects I should prioritize and what will be my role with de children.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPeralta, P. A. L. (2023). As conceções das crianças sobre a amizade: um estudo de caso no jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16532pt_PT
dc.identifier.tid203353145
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16532
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções das criançaspt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectChildren’ conceptionspt_PT
dc.subjectFriendshippt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.titleAs conceções das crianças sobre a amizade: um estudo de caso no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Jardim de Infância_PaulaPeralta_2021104_MEPE.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: