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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, as crianças, os jovens, e frequentemente também os adultos utilizam múltiplos
dispositivos tecnológicos móveis, nomeadamente smartphones e tablets, que apresentam
grandes potencialidades para os processos de perceção e expressão criativas das suas
interações com o ambiente. Complementarmente, a publicação digital da informação
ambiental, expressa em múltiplas configurações, tem vindo a diversificar as formas de partilha,
nomeadamente de partilha colaborativa em comunidades de prática. Exemplos relevantes de
meios de publicação digital multimédia em contextos de educação ambiental e patrimonial são
as redes sociais, os globos virtuais e as revistas multimédia.
A presente comunicação integra diversos estudos de caso sobre a publicação digital das já
referidas perceção e expressão criativa do ambiente e do seu património, em contextos
educativos. Descreve-se: i) um estudo de caso em que as crianças usam smartphones para criar
informação multissensorial georeferenciada sobre o ambiente da sua escola, sendo essa
informação publicada e explorada através do Google Earth; ii) um estudo de caso em que
jovens usam smartphones para criar informação multissensorial georeferenciada sobre o
ambiente urbano e o seu Património, sendo a rede social Google+ e o Google Earth usados para
publicar e partilhar a referida informação; iii) um estudo de caso centrado numa revista
multimédia de investigação sobre educação e nos seus artigos sobre exploração ambiental e
representação criativa de ambientes.
Conclui-se a presente comunicação, com uma análise do papel da publicação digital de
informação ambiental e patrimonial na divulgação e desenvolvimento de comunidades de
prática, nomeadamente de redes de investigação em educação. São também examinadas a
especificidade e importância da publicação digital para a educação ambiental e patrimonial,
nomeadamente no que se refere à criação colaborativa e inclusiva e à partilha social de
imagens, sons e vídeos georreferenciados, como forma de perceção e intervenção criativa no
ambiente.
Description
Keywords
Expressão criativa Publicação multimédia Educação ambiental Educação patrimonial
Citation
Silva, M. J. (2016) Expressão Criativa em Educação Ambiental e Patrimonial: Estudos de caso sobre as potencialidades da publicação digital multimédia in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (404-412) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais