Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O lugar da música no ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O lugar da Música no Ensino Básico.pdf68.99 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Fazer MÚSICA caracteriza-nos como espécie, faz parte da nossa essência. Gostamos de a fazer porque ela nos permite partilhar algo com os outros, fortalecendo e estabilizando a nossa personalidade. E todos somos capazes de a fazer. É verdade que quando nos comparamos com os instrumentistas poucos nos consideraremos músicos ou sequer “musicais”, no entanto todos já nos envolvemos em muitas e variadas atividades musicais. Na Escola, o debate sobre o que se deve aprender e a hierarquia dos saberes vem desde Platão, mas hoje sabemos que a MÚSICA dá contributos essenciais e únicos: o seu potencial criativo; é uma forma de comunicação emocional; as suas funções nas comunidades. Assim, o entendimento atual em vários Sistemas Educativos Ocidentais é o de ensinar MÚSICA a todos, de desenvolver as capacidades musicais de todas as crianças, numa perspetiva do desenvolvimento global das capacidades inatas do ser humano. Para isto, quem melhor que o professor da turma para integrar a MÚSICA com as outras áreas do saber.

Description

Keywords

Ensino de Música Coadjuvação

Citation

Relvas, M. (2009). O lugar da Música no Ensino Básico: Música para todos. Comunicação apresentada no Congresso do 1.º Ciclo “De Pequenino se Trilha o Caminho” da editora Gailivro, Porto.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License