Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Práticas parentais positivas: uma intervenção baseada no modelo relacional touchpoints

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente estudo de investigação-ação, baseado no Modelo Relacional Touchpoints de Brazelton, tem como objetivo geral averiguar qual o impacto de uma intervenção em famílias em que existem crianças com Necessidades Específicas de Saúde, Educação ou Desenvolvimento. O projeto de investigação é composto por três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Em primeiro lugar, tem início a investigação diagnóstico pré-intervenção, numa amostra de quatro famílias. Para o efeito, são caracterizadas as necessidades parentais (Dunst & Trivette,1988), forças, recursos e necessidades (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016), inventariadas as rotinas (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016) e recolhida a anamnese. Numa segunda fase, é desenvolvido um plano de autoformação da investigadora participante em Práticas Reflexivas Touchpoints, baseada na própria prática. Posteriormente, a investigadora, como moderadora das famílias, desenvolve três sessões de Práticas Reflexivas baseadas no modelo referenciado, tendo em conta a análise dos instrumentos anteriores. Numa terceira fase, são novamente aplicados os instrumentos da pré-intervenção, seguida de um questionário de satisfação. Após a sua análise, são realizados alguns estudos comparativos entre a pré-intervenção e a pós-intervenção, nomeadamente o estudo comparativo das mudanças nas forças, necessidades e recursos das famílias; o estudo comparativo das rotinas parentais das famílias; o estudo da satisfação das famílias com a experiência do grupo de pais e o estudo das mudanças da prática, valores e atitudes da educadora participante após a formação em Práticas Reflexivas Touchpoint. Os resultados obtidos indicam-nos mudanças positivas nas rotinas parentais das famílias e da educadora participante. Apesar da breve intervenção observam-se pequenas evoluções no seu comportamento. Estas mudanças alicerçadas numa intervenção baseada no modelo relacional Touchpoints, traduzem-se numa melhoria do bem-estar da família e numa resposta mais informada e confiante, que por sua vez, pode ter um impacto significativo no desenvolvimento infantil.
This action-research study, based on Brazelton Relational Touchpoints Model, has the general objective of ascertaining the impact of an intervention on families where there are children with Specific Health, Education or Development Needs. The research project consists of three phases: pre-intervention, intervention, and post-intervention. Firstly, the pre-intervention diagnostic investigation begins, in a sample of four families. For this purpose, parental needs are characterized (Dunst & Trivette, 1988), strengths, resources and needs (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016), routines are inventoried (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016) and anamnesis is collected. In a second phase, a self-training plan is developed for the participating researcher in Touchpoints Reflective Practices, based on the practice itself. Subsequently, the researcher, as moderator of the families, develops three sessions of Reflective Practices based on the referenced model, considering the analysis of the previous instruments. In a third phase, the pre-intervention instruments are again applied, followed by a satisfaction questionnaire. After its analysis, some comparative studies are carried out between the pre-intervention and the post-intervention, namely the comparative study of the changes in the strengths, needs and resources of the families; the comparative study of the families parenting routines; the study of the families satisfaction with the experience of the group of parents and the study of changes in the practice, values and attitudes of the participating educator after training in Touchpoint Reflective Practices. The results obtained indicate positive changes in the parenting routines of the families and the participating educator. Despite the brief intervention, small changes in behavior were observed. These changes, based on an intervention based on the Touchpoints relational model, translate into an improvement in the family well-being and a more informed and confident response, which, in turn, can have a significant impact on child development.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Especial no ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência

Keywords

Modelo relacional touchpoints Intervenção centrada na família Necessidades específicas de saúde Educação Necessidades educativas especiais Investigação-ação Touchpoints relational model Family-centered intervention Specific health Education Special educational needs Action-research

Citation

Monteiro, A. I. G. (2023). Práticas parentais positivas: uma intervenção baseada no modelo relacional touchpoints (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17073

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue