Publication
A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2012-08-10T14:11:01Z | |
dc.date.available | 2012-08-10T14:11:01Z | |
dc.date.issued | 2007-10 | |
dc.description.abstract | Com o presente texto pretendemos apresentar sucintamente as principais linhas de força dum projecto de investigação sobre as medidas políticas que configuram a ideia de Escola a Tempo Inteiro no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico optando por uma abordagem pela “análise das políticas públicas” centrado na formulação e implementação dessas medidas. Desta forma, procuramos assentar o estudo em dois “modos de abordagem” que se interligam: um centrado na análise do processo de decisão política, a partir do qual procuraremos compreender como nasceu e se transformou/transforma a política; outro na sua implementação focalizado no estudo da acção do Estado e no posicionamento dos seus actores em interacção com outros actores sociais. Como “ferramentas” teóricas optamos pela análise cognitiva das políticas públicas recorrendo, em particular, ao conceito de referencial e pela abordagem pelos instrumentos de acção pública. | por |
dc.identifier.citation | Pires, Carlos (2007). A Construção de Sentidos em Política Educativa. O caso da Escola a Tempo Inteiro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4, pp. 77-86. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt | por |
dc.identifier.issn | 1646-4990 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1713 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation.publisherversion | https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fsisifo.fpce.ul.pt%2Fpdfs%2F04-08-CPir.pdf | por |
dc.subject | Escola a tempo inteiro | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Políticas Públicas de educação | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Referencial | por |
dc.subject | Instrumentos de acção pública | por |
dc.title | A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Pires | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | R-6432-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-AE4F-21A3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A construção de sentidos em política educativa.pdf
- Size:
- 105.34 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: