Repository logo
 
Publication

As relações entre pares: resolução de conflitos

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorMóia, Rafaela Rodrigues Lobo
dc.date.accessioned2016-02-15T14:36:46Z
dc.date.available2016-02-15T14:36:46Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractIntitulado de “As Relações entre pares”, o presente relatório é parte integrante da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde se pretende refletir sobre a prática desenvolvida nos dois momentos desta prática, totalizando seis meses de intervenção nos dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância, tendo tido a possibilidade de trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, em que compreendi que o educador deve observar o grupo, estabelecendo uma linha pedagógica relacionada com o contexto inserido e adequando a sua prática às necessidades e interesses do grupo. Dos inúmeros temas pensados, discutidos e refletidos durante o período da Prática Profissional Supervisionada (PPS), um dos aspetos que se tornou mais relevante foi a interação entre pares, tanto no âmbito da creche como de jardim-de-infância e o papel que o educador deve ter perante essa interação. Assim no aprofundamento deste relatório sobre a relação entre pares, irão ser analisados os dois modelos seguidos na intervenção, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna (MEM) e o High-Scope, e as diferentes interações entre pares durante a infância. Nesta investigação sobre a prática de tipo qualitativo serão apresentadas situações e atividades, que permitiram uma análise do comportamento e do envolvimento das crianças na resolução de conflitos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Entitled "Relations between pairs", this integral report of the Supervised Professional Practice on Master in Preschool Education, which is intended to reflect on the practice developed in the two six-month term internships in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. During this stage I had the opportunity to work with children of different ages, particularly from 0 to 6 years old, where I realized that the teacher should observe the group, establishing an educational line related to the context and adapting their practice to the needs and interests of the particular group. Amongst the numerous themes thought, discussed and reflected during the internship period, one of the aspects that has become more relevant was the coexisting interaction between peers, both in the nursery and kindergarten, and the role that the educator must have before this positive or at times negative interaction. In this report, based on the theme, two intervention models will be contrasted, such as the Modern School Movement (MSM) and the High-Scope, since the protruding institutions would analise interactions between peers in different ways, based on different ideals. In this qualitative study, situations and authentic activities will be presented, which allowed a behavior analysis and involvement of children in the educational environment.en
dc.identifier.tid201358905pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5678
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectInteração entre parespt_PT
dc.subjectResolução de conflitospt_PT
dc.subjectConflitos sociaispt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectMovimento da escola modernapt_PT
dc.subjectHigh scopeen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectPeer interactionen
dc.subjectSocial conflictsen
dc.subjectConflicts resolutionen
dc.subjectInteraction without speakingen
dc.subjectPlayen
dc.titleAs relações entre pares: resolução de conflitospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
As Relações entre pares.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: