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A influência da emoção do líder na inovação organizacional

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Abstract(s)

Esta investigação explora a associação da liderança com a inovação através da emoção. Desde a Revolução Industrial, a liderança tem sido reconhecida como tendo um papel crucial, com várias ideias desenvolvidas até ao início do século XX. Esta investigação sublinha a importância do papel do líder no desenvolvimento, valorização e recompensa de ideias criativas uma vez que o sucesso ou o fracasso das empresas é significativamente determinado pelos seus líderes no mercado extremamente competitivo da atualidade. Segundo Elfenbein (2007), as emoções são uma cadeia de atividades provocadas por estímulos e que levam a alterações tanto na fisiologia do ser humano como nos sentimentos dos mesmos. Os níveis de dopamina aumentam quando nos sentimos bem, mas demasiado otimismo também pode levar a ignorar informações importantes e a ter um mau desempenho. A inovação organizacional é a criação ou adoção de novas ideias ou métodos dentro de uma empresa, sendo crucial para se diferenciar da concorrência e adquirir vantagem competitiva. Particularmente, em situações em que existe um forte desejo de inovação e mudança, a liderança transformacional aumenta o empenhamento dos trabalhadores e concentra os seus esforços (Amabile, 1998). Os resultados sugerem que a gestão da emoção e uma maior partilha de conhecimento afetam a inovação organizacional. Para além disso, a aplicação de um estilo de liderança transformacional tem implicações importantes na inovação. Neste sentido, e ao longo deste trabalho de investigação, serão abordadas diferentes teorias no que diz respeito a todos estes temas fundamentando com dados e bibliografia adequada a cada tema.
This research explores the association of leadership with innovation through emotion. Since the Industrial Revolution, leadership has been recognised as having a crucial role, with several ideas developed by the early 20th century. This research emphasises the importance of the leader's role in developing, valuing and rewarding creative ideas as the success or failure of businesses is significantly determined by their leaders in today's highly competitive marketplace. According to Elfenbein (2007), emotions are a chain of activities provoked by stimuli that lead to changes in both the physiology of human beings and their feelings. Dopamine levels increase when we feel good, but too much optimism can also lead to ignoring important information and poor performance. Organisational innovation is the creation or adoption of new ideas or methods within a company, and is crucial to differentiate from competitors and gain competitive advantage. Particularly in situations where there is a strong desire for innovation and change, transformational leadership increases employee commitment and focuses their efforts (Amabile, 1998). The results suggest that emotion management and increased knowledge sharing affect organisational innovation. Moreover, the application of a transformational leadership style has important implications for innovation. In this sense, and throughout this research work, different theories will be addressed with regard to all these themes, substantiating with data and bibliography appropriate to each theme.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Emoção Inteligência emocional Inovação Liderança Emotion Emotional intelligence Innovation Leadership

Citation

Ferreira, A. M. (2023) A influência da emoção do líder na inovação organizacional. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/17322

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