Repository logo
 
Publication

Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica

dc.contributor.authorFreitas, Lídia
dc.contributor.authorCraveiro, Clara
dc.date.accessioned2019-04-11T09:19:15Z
dc.date.available2019-04-11T09:19:15Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo constituir um olhar reflexivo sobre um projeto de investigação que desenvolvemos e em que pretendíamos ampliar a compreensão acerca de como poderá a documentação pedagógica, baseada na fotografia e na reflexão sobre os seus significados, tornar-se um meio potencializador da ação e do desenvolvimento profissional do educador de infância? Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso múltiplo, em que aplicámos as técnicas de análise documental, observação participante, inquérito por entrevista e análise de conteúdo. Neste estudo, dadas as potencialidades encontradas quer para a observação, documentação e divulgação da ação pedagógica, quer para a supervisão, investigação e teorização, as quais são fundamentais para o desenvolvimento profissional, sugere-se que a fotografia pedagógica poderá constituir um meio potencializador da ação pedagógica e do desenvolvimento profissional do educador de infância,pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article aims to provide a reflective outlook on a research project that we developed in which we wanted to increase the understanding of how the pedagogical documentation, using photography, can constitute a means of potentiating action and professional development of the childhood educator? Using qualitative research methodology, we developed a multiple case study, in which we applied the techniques of documentary analysis, participant observation, interview, and content analysis. In this, given the potential found either for observation, documentation and dissemination of pedagogical action and for the supervision, investigation and theorization, which are fundamental for professional development, we suggested that pedagogical photography may constitute a means of potentiating pedagogical action and professional development of the early childhood educator.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Cet article vise à fournir une réflexion sur un projet de recherche que nous développons et avec lequel nous avons voulu élargir notre compréhension de la façon dont la documentation pédagogique, basée sur la photo et la réflexion sur ses significations, peut constituer un moyen de catalyser l’action et le développement professionnel des enseignants de l’école maternelle. En utilisant une méthodologie de recherche qualitative, nous avons élaboré une étude de cas multiples, dans laquelle nous avons appliqué les techniques d’analyse de documents, d’observation participante, interview et analyse de contenu. Dans cette étude, considérant les résultats obtenus tant par l’observation, la documentation et la diffusion de l’action pédagogique, comme par la supervision pédagogique, recherche et théorisation qui sont essentielles au développement professionnel, nous suggérons que la photo pédagogique pourrait être un outil utile pour l’action pédagogique et le développement professionnel de l’éducateur en maternelle.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFreitas, L., Craveiro, C., (2018) Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica, Da Investigação às Práticas, 8(2), 98 - 114. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.139pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.139pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9858
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/139pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_PT
dc.subjectFotografia pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPedagogical documentationpt_PT
dc.subjectPedagogical photographypt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectDocumentation pédagogiquept_PT
dc.subjectPhotographie pédagogiquept_PT
dc.subjectÉcole maternellept_PT
dc.subjectSupervision pédagogiquept_PT
dc.titleDocumentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage98pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNamecraveiro
person.givenNameclara
person.identifier.ciencia-idA319-6617-04D1
person.identifier.orcid0000-0001-5367-5720
person.identifier.ridG-9917-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4de05abd-b8cb-4c36-ba42-8bce1aa1535e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4de05abd-b8cb-4c36-ba42-8bce1aa1535e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
139-662-2-PB.pdf
Size:
242.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections