Repository logo
 
Publication

A voz na criação cénica: reflexões sobre a vocalidade do actor

dc.contributor.authorBelo, Sara
dc.date.accessioned2021-05-19T15:05:49Z
dc.date.available2021-05-19T15:05:49Z
dc.date.issued2011-03-30
dc.description.abstractA voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The actor’s voice can span several usages and orientations. The confrontation of the thoughts of various specialists in the field such as: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo and Sara Pereira Lopes, was the subject of study for a substantial part of this thesis. After contextualizing the practice of the actor’s vocal learning and coaching in the Portuguese theatrical reality, a practical exercise and a documentary (which is an integral part of this dissertation) focusing on the various forms of usage of the voice in scenical creation were developed, and its expressive possibilities asserted, harnessing its sonic, corporeal and emotional materiality, giving voice and speech a scenical dimension, relating body, voice and emotion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13364
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherMundis - Associação Cívica de Formação e Culturapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/32pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectVoz do actorpt_PT
dc.subjectVoz criativapt_PT
dc.subjectRelação corpo/voz/emoçãopt_PT
dc.subjectRelação emoção/intenção/entoaçãopt_PT
dc.subjectDesenho sonoropt_PT
dc.subjectExercícios de voz em cenapt_PT
dc.subjectActor’s voicept_PT
dc.subjectCreative voicept_PT
dc.subjectBody/voice/emotion relationshippt_PT
dc.subjectEmotion/intention/intonation relationshippt_PT
dc.subjectSonic designpt_PT
dc.subjectScenic vocal exercisespt_PT
dc.titleA voz na criação cénica: reflexões sobre a vocalidade do actorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage44pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleRevista Europeia de Estudos Artísticos/European Review of Artistic Studiespt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameBelo
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-idF410-AB57-3343
person.identifier.orcid0000-0002-7101-2004
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
32-Texto Artigo-108-1-10-20190104.pdf
Size:
184.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections