Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A relação professor-aluno como fator para o aprimoramento técnico da técnica de dança clássica, no quarto e no quinto ano do ensino artístico especializado da dança, da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
kelly.pdf13.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio resultou da prática de lecionação na disciplina de Técnica Dança Clássica na Escola Vocacional de Dança Caldas da Rainha, no ano letivo 2021/2022. Durante o trabalho desenvolveram-se várias abordagens e estratégias pedagógicas, tendo em vista fomentar a confiança do aluno, utilizando diversos métodos para reforçar principalmente a relação interpessoal professor/aluno, levando-o a desenvolver autoconfiança e consequentemente atingir uma evolução técnica mais consistente. O estudo reuniu, através da metodologia de investigação-ação, estratégias e conceitos relacionados com a prática do docente numa constante reflexão sobre a melhor abordagem pedagógica a utilizar, consoante o grupo e/ou o aluno. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a diário de bordo, grelhas de observação, inquérito por questionário, gravação de vídeo e entrevista de grupo. Os alunos envolvidos no estágio perfaziam um total de trinta e dois alunos: dezasseis alunos do quarto Ano e dezasseis alunos do quinto ano do Ensino Vocacional em Dança que correspondem, respetivamente, ao oitavo e ao nono ano do terceiro ciclo do Ensino Básico. Dessa forma, embora ambiciosa, a meta que se pretendeu atingir foi a de conseguir estimular a motivação do indivíduo, na sua formação académica vocacional em dança, com a finalidade de aprimorar a sua técnica, efetivando a sua aprendizagem com uma abordagem positiva, incitando-lhe um sentimento de liberdade, desprovido de pré-julgamentos, tendo como ideia-base a de lhe permitir consciencializar-se de que fará uma evolução significativa evolução. Os resultados técnicos revelaram a eficácia da abordagem pedagógica na concretização do aprendizado, obtendo alunos mais autoconfiantes e com um maior entendimento nos elementos técnicos trabalhados.
ABSTRACT - The internship report presented here is the result of the teaching practice at the Classical Dance Technique course at the Vocational School of Dance Caldas da Rainha, in the academic year 2021/2022. In it, several approaches and pedagogical strategies were developed, in order to build student confidence, using various methods to reinforce the teacher/student interpersonal relationship, allowing the students to reach hitherto unimagined development levels. The study brought together, through the action-research methodology, strategies and concepts related to the practice, in a constant reflection on the best pedagogical approach to use, depending on the group and/or the student. There were 32 students involved in the internship, distributed as follows: 16 students from the 4th year and 16 students from the 5th year of Vocational Education in Dance, corresponding, respectively, to the 8th and 9th year of the 3rd Cycle of basic education. In this way, though ambitious, the intended goal was to stimulate the individual's motivation, in their vocational academic training in dance, so as to improve their technique. By putting into practice their learning with a light approach and encouragement, this enables a feeling of freedom, devoid of preconceived notions, allowing them to become aware that a significant development is indeed achievable. The technical results achieved revealed the effectiveness of the pedagogical approach utilised, allowing self-confidence to develop within the student body and a greater understanding of the technical elements worked on.

Description

Relatório Final de Estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança clássica Motivação Relação pedagógica Estratégias de lecionação Classical dance technique Trust Pedagogical relationship Motivation Teaching strategies

Citation

Nakamura. (2022). A relação professor-aluno como fator para o aprimoramento técnico da técnica de dança clássica, no quarto e no quinto ano do ensino artístico especializado da dança, da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha [Tese de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança]. Repositório Científico do IPL

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança