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Políticas educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”

dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2013-11-01T14:29:15Z
dc.date.available2013-11-01T14:29:15Z
dc.date.issued2012-11
dc.description.abstractNa presente comunicação pretende-se refletir sobre a pertinência do desenvolvimento, no domínio da administração educacional, de estudos inspirados na “análise das políticas públicas” centrados, particularmente, na conceção e gestão de políticas educativas concretas como é o caso da política de “Escola a Tempo Inteiro”, desenvolvida em Portugal a partir de 2005, no 1.º ciclo do ensino básico. A “análise das políticas públicas” fornece um quadro teórico que permite integrar o “estudo das ideias e dos valores que orientam a tomada de decisão” e pôr em evidência os “modos de intervenção governativa”, oferecendo, desta forma, um quadro interpretativo para o resultado da observação do “poder político em exercício” na condução de políticas públicas de educação. Permite, ainda, enquanto suporte interpretativo, pôr em evidência as representações e os modos de intervenção do Estado refletidos nos instrumentos que escolhe e utiliza e (re)construir a política pública pela própria análise que dela é feita. Por seu lado, as coordenadas de “análise cognitiva das políticas públicas” permitem apreender os “fundamentos” da política e compreender a que quadro referencial é reportada a representação dos problemas e explicar os processos de “problematização” e de “fabricação das ideias” (enquanto soluções políticas.por
dc.identifier.citationPires, C. (2012). Políticas Educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores (pp. 240-253). Zaragoza: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español. (ISBN 84-695-7964-9).por
dc.identifier.isbn84-695-7964-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2837
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Españolpor
dc.subjectAnálise das políticas públicaspor
dc.subjectPolítica educativapor
dc.subjectEscola a tempo inteiropor
dc.titlePolíticas educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceZaragozapor
oaire.citation.titleIII Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadorespor
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifierR-6432-2016
person.identifier.ciencia-id5010-AE4F-21A3
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
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