Publication
Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Margarida | por |
dc.contributor.author | Sousa, Ângela Sofia Mendonça de | |
dc.date.accessioned | 2012-03-01T10:30:35Z | |
dc.date.available | 2012-03-01T10:30:35Z | |
dc.date.issued | 2011-12 | |
dc.description | Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente estudo emerge a partir da dinâmica de trabalho colaborativo de um grupo de professoras e tem como objectivo primordial perceber o papel da colaboração no desenvolvimento profissional dos professores. A par deste pressuposto, surgem também outras questões relacionadas com o desenvolvimento da capacidade de reflexão, assim como do desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar. O estudo insere-se no quadro da investigação qualitativa, e baseia-se nas relações sociais das três professoras, que leccionam o mesmo ano de escolaridade. Assim, este grupo de trabalho forma um estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir da gravação áudio, nas reuniões informais deste grupo de trabalho, onde as professoras analisavam, discutiam e reflectiam sobre tarefas e pressupostos em torno do desenvolvimento do sentido do número. Para além das gravações áudio, foram realizadas entrevistas individuais a cada uma das professoras, a propósito do seu percurso profissional e da sua participação nesta dinâmica de trabalho. A análise de dados e o olhar sobre os resultados obtidos levam a investigadora a comprovar a ideia de que o trabalho colaborativo entre professores condu-los a desenvolverem-se profissionalmente, na medida em que ampliam novos raciocínios e novas formas de pensar e de agir. Assim, as professoras adquiriram um conhecimento mais aprofundado dos processos de ensino - aprendizagem, ao mesmo tempo que foram questionando e desenvolvendo a sua própria prática, de forma activa e reflexiva. Consequentemente, o desenvolvimento da capacidade reflexiva leva ao desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar, o que beneficia o desenvolvimento pessoal e social de professores e de alunos. Sendo esta dinâmica de trabalho fruto do conhecimento empírico, neste grupo de trabalho, as professoras que participaram no Programa de Formação Contínua em Matemática anuem que passaram a fazer uso das aprendizagens adquiridas nesta formação. Para além de as transporem para o trabalho colaborativo que desenvolveram, também conseguiram partilhá-las com a colega que não havia frequentado a referida formação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1204 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Conhecimento matemático | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Collaborative work | por |
dc.subject | Professional development | por |
dc.subject | Reflection | por |
dc.subject | Development mathematics knowledge | por |
dc.title | Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Trabalho colaborativo entre professores.pdf
- Size:
- 1.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: