Repository logo
 
Publication

Trabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do número

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapor
dc.contributor.authorSousa, Ângela Sofia Mendonça de
dc.date.accessioned2012-03-01T10:30:35Z
dc.date.available2012-03-01T10:30:35Z
dc.date.issued2011-12
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente estudo emerge a partir da dinâmica de trabalho colaborativo de um grupo de professoras e tem como objectivo primordial perceber o papel da colaboração no desenvolvimento profissional dos professores. A par deste pressuposto, surgem também outras questões relacionadas com o desenvolvimento da capacidade de reflexão, assim como do desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar. O estudo insere-se no quadro da investigação qualitativa, e baseia-se nas relações sociais das três professoras, que leccionam o mesmo ano de escolaridade. Assim, este grupo de trabalho forma um estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir da gravação áudio, nas reuniões informais deste grupo de trabalho, onde as professoras analisavam, discutiam e reflectiam sobre tarefas e pressupostos em torno do desenvolvimento do sentido do número. Para além das gravações áudio, foram realizadas entrevistas individuais a cada uma das professoras, a propósito do seu percurso profissional e da sua participação nesta dinâmica de trabalho. A análise de dados e o olhar sobre os resultados obtidos levam a investigadora a comprovar a ideia de que o trabalho colaborativo entre professores condu-los a desenvolverem-se profissionalmente, na medida em que ampliam novos raciocínios e novas formas de pensar e de agir. Assim, as professoras adquiriram um conhecimento mais aprofundado dos processos de ensino - aprendizagem, ao mesmo tempo que foram questionando e desenvolvendo a sua própria prática, de forma activa e reflexiva. Consequentemente, o desenvolvimento da capacidade reflexiva leva ao desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar, o que beneficia o desenvolvimento pessoal e social de professores e de alunos. Sendo esta dinâmica de trabalho fruto do conhecimento empírico, neste grupo de trabalho, as professoras que participaram no Programa de Formação Contínua em Matemática anuem que passaram a fazer uso das aprendizagens adquiridas nesta formação. Para além de as transporem para o trabalho colaborativo que desenvolveram, também conseguiram partilhá-las com a colega que não havia frequentado a referida formação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1204
dc.language.isoporpor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectConhecimento matemáticopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectDevelopment mathematics knowledgepor
dc.titleTrabalho colaborativo entre professores em torno do desenvolvimento dosentido do númeropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho colaborativo entre professores.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: