Repository logo
 
Publication

Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual

dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorSepúlveda, Angélica
dc.contributor.authorLourenço, Manuela
dc.contributor.authorCorreia, Ana
dc.date.accessioned2014-03-18T09:54:49Z
dc.date.available2014-03-18T09:54:49Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractA investigação sobre aprendizagem de leitura e escrita indica que nas práticas educativas cujo centro são livros há lugar a numerosas oportunidades para que as crianças aprendam sobre a língua e os textos. Na perspetiva do estudo do desenvolvimento da linguagem e da eficácia das práticas de ensino baseadas na leitura de textos literários há evidências da relação entre o trabalho à volta dos livros e da leitura e o desenvolvimento da linguagem e da competência discursiva, nomeadamente a produção de textos coerentes e coesos. Apresenta-se trabalho de investigação realizado no pré-escolar e no 1.º ciclo, em que a abordagem de texto orientado para a produção visa a aprendizagem de língua e a aprendizagem do texto, em particular.por
dc.description.abstractAbstract The research shows that on the learning of reading and writing the classroom work that relies heavily on books gives the students numerous opportunities to learn about the language and the texts. From the perspective of research on language development and effectiveness of the teaching practices, it is clear that using books on classroom enhances children speaking and writing skills. The work-in-progress presented in this article has been carried out in kindergarten and primary school, and describes the cases in which reading of texts is intended to improve language and text knowledge.en
dc.identifier.citationSousa, O. C., Sepúlveda, A., Lourenço, M., & Correia, A. (2013). Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual. In F. L. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 35-49) Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CDRom - ISBN 978-972-8952-29-7).por
dc.identifier.isbn978-972-8952-29-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3371
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minhopor
dc.subjectAprendizagem de línguapor
dc.subjectAprendizagem do textopor
dc.subjectImprove languageen
dc.subjectText knowledgeen
dc.titleLeitura, literatura e desenvolvimento da competência textualpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage49por
oaire.citation.startPage35por
oaire.citation.title9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustraçãopor
person.familyNameSousa
person.givenNameOtília
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections