Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Classes de treino orientado para a tarefa na performance da marcha e funcionalidade em indivíduos pós-AVC: uma revisão sistemática

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução e Objetivos: A reorganização cortical pós AVC e a recuperação da função motora são favorecidas pela terapia intensiva, baseada na prática repetitiva de tarefas específicas A investigação recente parece evidenciar que o treino em circuito baseado em tarefas orientadas, tanto administrado de forma individual como em classes, é eficaz para melhorar a performance da marcha. As classes mostraram ser seguras e eficazes na melhoria da mobilidade nestes indivíduos. A presente revisão sistemática tem como objetivo avaliar a efetividade das classes de treino orientado para a tarefa na melhoria da performance da marcha e funcionalidade em indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Material e Métodos: O estudo seguiu as normas da Declaração Prisma para revisões sistemáticas. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados PubMed e PEDro, tendo sido incluídos ensaios clínicos com grupo experimental e grupo de controlo com terapia convencional e individual, publicados nos últimos dez anos, em inglês, português, francês e espanhol, com acesso ao texto integral, com indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos que tinham sofrido um ou mais AVC, com descrição da intervenção baseada em classes de grupo em circuito promovendo a performance da marcha e a funcionalidade global. Foram excluídos estudos com um score inferior a 4 na escala de PEDro e estudos que não investigassem humanos. Resultados: Foram incluídos cinco ensaios clínicos com um total de 438 indivíduos. Nas classes de grupo os indivíduos obtiveram melhores resultados nos diversos outcomes finais avaliados relativamente à marcha e uma maior independência da mesma. Por outro lado, houve um declínio dos resultados nos follow-ups. Conclusões: As classes de grupo pós-AVC são efetivas no aumento da performance da marcha e da funcionalidade global. A motivação dos indivíduos é um beneficio a salientar com a implementação de classes. Mais estudos devem ser realizados nesta área com uma população mais homogénea e descrição correta e pormenorizada das intervenções.

Description

Keywords

Fisioterapia Medicina de reabilitação AVC Marcha Capacidade funcional

Pedagogical Context

Citation

Ana Rita Amaro, Mariana Lucas, Rita Timóteo Lemos, Fernandes B. Classes de treino orientado para a tarefa na performance da marcha e funcionalidade em indivíduos pós-AVC: uma revisão sistemática. In: X Congresso Nacional de Fisioterapeutas – Qualidade: um compromisso da fisioterapia, Universidade de Aveiro, 10-12 de novembro de 2017.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections