Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

ONGD: o papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimento

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A identidade é a forma como a organização se reconhece e também como é reconhecida pelos seus públicos, é o elemento central de diferenciação em relação às demais instituições a actuar no mesmo ramo. A partir da correlação estabelecida entre a identidade e sua influência na formação da imagem corporativa, poder-se-á proceder a uma reflexão acerca da importância desses conceitos no desenvolvimento das estratégias de comunicação nas organizações, assim como, salientar o papel das Relações Públicas na manutenção da reputação corporativa e sua contribuição na consolidação da identidade organizacional. Este estudo terá por base as Organizações não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), instituições sem fins lucrativos que actuam em três áreas: I) - Cooperação para o Desenvolvimento, II) - Ajuda Humanitária e de Emergência e III) – Educação para o Desenvolvimento. Em Portugal, a actividade destas organizações está regulamentada pela Lei 66/98, de 14 de Outubro, que define o seu estatuto. Pretende-se, então, verificar quais os métodos de divulgação utilizados, conhecer a política de comunicação das organizações seleccionadas, se existe, se é considerada aquando de um novo projecto e analisar o reconhecimento das acções conduzidas pelo Terceiro Sector na área do Desenvolvimento.
ABSTRACT: Identityis the way that anorganization recognizes and is recognized by its publics, it is the central element of differentiation from others institutions that act in the same activity. From the correlation between identity and its influence on the corporate image,we will need to think about the importance of these concepts in developingcommunication strategies on theorganizations, as well as highlightingthe role of Public Relations in the maintenance of corporate reputation and its contribution to the consolidation of organizational identity.This study is based on the Non-Governmental Organizations for Development (NGO), nonprofit institutionswhich act in three areas: I) -Development Cooperation, II) -Humanitarian and Emergency and III) -Education for development. In Portugal, the activity of these organizations is regulated by Law 66/98 of 14 October, which defines its status.The aim is to verify the methods of divulgation used,to know the communication policy of the selected organizations, whether, if it is considered when a new project and analyze the recognition of actions taken of the Third Sector in the Development domain.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Keywords

Organizações Não Governamentais Terceiro setor Portugal Relações públicas Identidade corporativa Imagens corporativas Estratégias de comunicação Non-Governmental Organizations Third sector Public relations Corporative identity Corporate images Communication strategies

Citation

Machado, T.J.A. (2010). ONGD: O papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimento. [Dissertação de mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/364

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social

CC License