Repository logo
 
Publication

Transição e adaptação ao ensino superior artístico

dc.contributor.authorDuarte, Isabel
dc.date.accessioned2013-02-21T14:39:19Z
dc.date.available2013-02-21T14:39:19Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a compreensão dos fenómenos de adaptação ao ensino superior artístico vivenciados pelos estudantes e percepcionados pelos professores, e a de reflectir sobre os mecanismos de apoio à adaptação que a instituição de acolhimento pode adoptar. Como instrumentos de recolha de dados, foram distribuídos dois questionários aos estudantes do primeiro ano (questionário de caracterização e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior de Lencastre et al., 2000) e realizadas entrevistas semi‑directivas a quatro professores da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, as dificuldades de adaptação ao Ensino Superior diagnosticadas noutros estudos realizados no nosso país, nos domínios académico, bio‑psicológico e sócio‑relacional, são também sentidas pelos estudantes da Escola Superior de Dança. Foram, no entanto, identificadas algumas dimensões particulares ao nível de conhecimentos específicos, tais como a heterogeneidade de formações anteriores dos alunos, o seu baixo nível de preparação física para realizar um curso desta natureza e o seu baixo nível de maturidade artística e expressiva. O grande número (57,5%) de estudantes deslocados da sua área de residência, sujeitos a uma enorme carga horária, revelou também que todos os aspectos relacionados com a dimensão sócio‑relacional assumem uma importância acrescida, e que tanto a instituição Escola Superior de Dança como a sua associação de estudantes podem desempenhar um papel importante para minorar as dificuldades de adaptação social e relacional manifestadas.por
dc.identifier.citationDuarte, I. (2008). Transição e adaptação ao ensino superior artístico. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 7. Consultado em fevereiro 20, 2013, em http://sisifo.fpce.ul.ptpor
dc.identifier.issn1646-4990
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2280
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUnidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboapor
dc.relation.publisherversionhttp://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifoD3PT.pdfpor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectSucesso bio‑psicológicopor
dc.subjectSucesso sócio‑relacionalpor
dc.subjectEscola Superior de Dançapor
dc.titleTransição e adaptação ao ensino superior artísticopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage38por
oaire.citation.startPage29por
oaire.citation.titleSísifo : Revista de Ciências da Educaçãopor
person.familyNameRatola Duarte
person.givenNameIsabel Maria
person.identifier.ciencia-idF91D-3BB8-8BAB
person.identifier.orcid0000-0002-5690-8240
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf55259e1-c1df-4cd7-8b5e-596742b8bf6e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf55259e1-c1df-4cd7-8b5e-596742b8bf6e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Transicao_adaptacao_ensino_ superior_artistico.pdf
Size:
124.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections