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O papel dos simuladores aplicados ao ensino superior: caso de estudo ISCAL

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Abstract(s)

Esta dissertação visa analisar a aplicabilidade e a importância que os simuladores e jogos têm na formação superior ministrada nas várias licenciaturas de ciências económicas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. A análise da importância destes simuladores e jogos de negócios no processo de aquisição e desenvolvimento de competências nos estudantes de ciências económicas no ensino superior, decorre do facto de estes serem vistos como uma boa ferramenta para captar a atenção e empenho do estudante, numa era em que a tecnologia tem cada vez mais um papel preponderante na nossa sociedade. Acresce ao facto acima exposto, que pouca literatura existe em Portugal acerca das metodologias de ensino na área das ciências empresariais direcionadas para uma geração de estudantes que são considerados nativos digitais. Nesta pesquisa procuraremos demonstrar que estas ferramentas de jogos e simuladores, são já utilizadas há alguns anos e que a sua utilização tem vindo a crescer, mesmo apesar de não haver ainda políticas educativas que fomentem a sua utilização, bem como o estabelecimento de diretrizes especificas que permitam um amplo uso destas ferramentas educativas. Pretendemos ainda também demonstrar que a utilização destas ferramentas tem na perceção dos estudantes uma grande aderência ao novo paradigma de ensino baseado na aquisição de competências no ensino superior, que é trazido, e de certa forma imposto pela adequação e criação de cursos superiores às orientações académicas do tratado de Bolonha.
This research aims to analyze the applicability and importance that simulators and games have in the field of higher education. The analysis of the importance of these simulators and business games in the acquisition and development of skills in students of economic sciences bachelors is concerned with the fact that these type of methodologies are considered as good tools to capture the attention and commitment of students in an era in which technology is increasingits role in our society. In addition to the above mentioned, there are scarce literature in Portugal about teaching methodologies in the area of business sciences orientated at a generation of students who are considered digital natives. In this research we will try to show that these gaming tools and simulators have been used for some years and that their use has been growing, even though there are still no educational policies that encourage their use, as well as the establishment of specific guidelines that allow the broad use of these educational tools. We also intend to demonstrate that the use of these tools in the perception of the students, guarantee a great adhesion to the new paradigm of education based on the acquisition of competences in higher education, which is brought, and in a certain way, imposed by the adequacy and creation of academic guidelines under the Bologna Treaty.

Description

Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios

Keywords

Competências Ensino superior Simuladores Jogos empresariais Skills Higher education Simulators Business games

Citation

Abreu, R. J. G. (2019). O papel dos simuladores aplicados ao ensino superior - caso de estudo ISCAL. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/12950

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ISCAL

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