Repository logo
 
Publication

Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de O Emílio de Rousseau

dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.date.accessioned2019-03-19T09:51:56Z
dc.date.available2019-03-19T09:51:56Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo questionar, a partir da leitura de Emílio, ou Da Educação, de Rousseau, como é que os conceitos de agenciamento e devir possibilitam pensar uma delimitação da infância que inscreve processos de subjetivação na forma como adultos e crianças se relacionam, e como é que esses processos ainda nos acompanham na contemporaneidade. Questiona-se como é que a operacionalização do agenciamento, coletivo e múltiplo, mas também individual e particular, UMA-CRIANÇA-DEVIR- ADULTO, tem no seu interior um adulto por vir que, na multiplicidade constitutiva do que foi o seu “estar-a-ser-criança” incorpore o “governo de si”. Metodologicamente, dialoga-se com a obra de Rousseau a partir dos conceitos referidos anteriormente e procura-se traçar uma genealogia de uma ideia possível de criança que ainda hoje se mantém atual. Conclui-se deixando em aberto a possibilidade de a infância constituir um tempo e um espaço que valorize o “estar-a-ser-criança” (descobrir, brincar, questionar), conscientes de que existe tempo para concluir o projeto “uma criança devir adulto”.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to analyze, from the reading of Rousseau’s Emile, or On Education, how the concepts of agency and becoming allow us to think about delimitation of childhood that has inside subjectivation processes of how adults and children relate between each other and how these processes are visible in contemporary times. This work questions how is the operationalization of an agency, collective and multiple, but also individual and particular, A-CHILD-BECOMING-ADULT. It has in its interior an adult to be that, in the constitutive multiplicity of what was previously its “being-a-child” and in its present individuality, incorporates “self-government”. Methodologically, this paper dialogue with Rousseau works from the concepts mention earlier and try to express a genealogy of a possible idea of what a child is in nowadays. We conclude by leaving open the possibility of childhood to be a time and a space that enhances the “being-a-child” (discover, play, questioning), aware that there is time to complete the project “a child becoming an adult”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582pt_PT
dc.identifier.issn1984-0292
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9732
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.uff.br/fractal/article/view/9582/15935pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAgenciamentopt_PT
dc.subjectDevirpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectAgencypt_PT
dc.subjectBecomingpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.titleCurrículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de O Emílio de Rousseaupt_PT
dc.title.alternativeCurriculum and agency of becoming: Deleuze and the delimitation of childhood from Rousseau’s Emilept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage309pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage302pt_PT
oaire.citation.titleFractal: Revista de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume30pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameTiago
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
document-13.pdf
Size:
307.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections