Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Competências tecnológicas: perspetiva dos estudantes do ensino superior em contabilidade versus expectativas das entidades empregadoras

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O objetivo desta investigação é analisar se as competências tecnológicas desenvolvidas pelos estudantes finalistas dos cursos de 1.º ciclo de estudos em Contabilidade, do ensino superior politécnico público português, correspondem às expectativas das entidades empregadoras, identificando possíveis diferenças significativas de opiniões. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de dois inquéritos por questionário online, um direcionado aos estudantes finalistas e outro às entidades empregadoras que contratam diplomados nesta área. A análise dos dados foi conduzida através de estatística descritiva e testes paramétricos. Os resultados evidenciam que tanto os estudantes como as entidades empregadoras consideram que o Excel, os Softwares de comunicação e o Microsoft Office são as competências mais desenvolvidas ao longo do percurso de formação. No entanto, os testes de diferença entre os dois grupos indicam que existem divergências de perceção nas competências Microsoft Office, Cloud Computing, CRM, ERP, Business Intelligence, Cibersegurança, Blockchain, Predictive Analysis, Modelação de dados, XBRL e Data Science. A principal contribuição desta investigação reside na análise das competências tecnológicas adquiridas a partir de duas perspetivas: a dos estudantes e a das entidades empregadoras, avaliando em que medida as competências tecnológicas adquiridas pelos futuros profissionais de Contabilidade atendem às exigências atuais da profissão.
The objective of this research is to analyze whether the technological skills developed by final-year students of the 1st cycle of studies in accounting, in the Portuguese public polytechnic higher education system, correspond to the expectations of the employers that identify possible significant differences of opinion. Data collection was carried out through the application of two online questionnaire surveys, one directed at final-year students and the other at employers who hire graduates in this area. Data analysis was conducted using descriptive statistics and parametric tests. The results evidence that both students and employers consider that Excel, communication software and Microsoft Office are the most developed skills along the training pathway. However, the difference tests between the two groups indicate that there are divergences of perception in the skills Microsoft Office, Cloud Computing, CRM, ERP, Business Intelligence, Cybersecurity, Blockchain, Predictive Analysis, Data Modeling, XBRL and Data Science. The main contribution of this research is the analysis of the technological skills acquired from two perspectives: the students' and the employers', evaluating to what extent the technological skills acquired by future accounting professionals meet the current demands of the profession.

Description

Mestrado em Contabilidade

Keywords

Ensino superior Contabilidade Competências tecnológicas Estudantes University education Accounting Technological skills Students

Citation

Marques, F. M. C. P. (2023) Competências tecnológicas: perspetiva dos estudantes do ensino superior em contabilidade versus expectativas das entidades empregadoras. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17430

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License