Publication
Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde
dc.contributor.author | Tavares, David | |
dc.date.accessioned | 2014-07-07T10:16:28Z | |
dc.date.available | 2014-07-07T10:16:28Z | |
dc.date.issued | 2011-06 | |
dc.description.abstract | Com este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT - With this article, I propose to explore and reflect upon the experience of teaching sociology courses at the Lisbon Higher School of Health Technology for the last twelve years. After a brief contextualization of this experience and of its specificity, I try to identify the main issues and constraints that I was confronted with during the teaching of the sociology courses to health-oriented audiences (future health technicians), namely the epistemological obstacles and the difficulties inherent to the tensional relationship between the need to come up with a language students could understand and the imperative of maintaining an accurate presentation of the courses' topics, as well as the benefits and potential risks that could arise from introducing research components. On the other hand, I analyze both the goals and the contribution of a sociological education for the training of health technicians, considering the variability of the learning achieved by students. | por |
dc.identifier.citation | Tavares D. Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde. Sociologia On Line. 2011;(3):15-29. | por |
dc.identifier.issn | 1647-3337 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3698 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | por |
dc.relation.publisherversion | http://revista.aps.pt/cms/files/artigos_pdf/ART4e662eef57bd0.pdf | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Ensino da sociologia | por |
dc.subject | Cursos de saúde | por |
dc.subject | Obstáculos epistemológicos | por |
dc.subject | Sociology | por |
dc.subject | Teaching sociology | por |
dc.subject | Health-oriented audiences | por |
dc.subject | Epistemological obstacles | por |
dc.title | Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 29 | por |
oaire.citation.startPage | 15 | por |
oaire.citation.title | Sociologia On Line | por |
person.familyName | Tavares | |
person.givenName | David | |
person.identifier.ciencia-id | EA11-B1BB-2FE3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4473-8595 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde.pdf
- Size:
- 127.67 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: