Repository logo
 
Publication

Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde

dc.contributor.authorTavares, David
dc.date.accessioned2014-07-07T10:16:28Z
dc.date.available2014-07-07T10:16:28Z
dc.date.issued2011-06
dc.description.abstractCom este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.por
dc.description.abstractABSTRACT - With this article, I propose to explore and reflect upon the experience of teaching sociology courses at the Lisbon Higher School of Health Technology for the last twelve years. After a brief contextualization of this experience and of its specificity, I try to identify the main issues and constraints that I was confronted with during the teaching of the sociology courses to health-oriented audiences (future health technicians), namely the epistemological obstacles and the difficulties inherent to the tensional relationship between the need to come up with a language students could understand and the imperative of maintaining an accurate presentation of the courses' topics, as well as the benefits and potential risks that could arise from introducing research components. On the other hand, I analyze both the goals and the contribution of a sociological education for the training of health technicians, considering the variability of the learning achieved by students.por
dc.identifier.citationTavares D. Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde. Sociologia On Line. 2011;(3):15-29.por
dc.identifier.issn1647-3337
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3698
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.aps.pt/cms/files/artigos_pdf/ART4e662eef57bd0.pdfpor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEnsino da sociologiapor
dc.subjectCursos de saúdepor
dc.subjectObstáculos epistemológicospor
dc.subjectSociologypor
dc.subjectTeaching sociologypor
dc.subjectHealth-oriented audiencespor
dc.subjectEpistemological obstaclespor
dc.titleReflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúdepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage29por
oaire.citation.startPage15por
oaire.citation.titleSociologia On Linepor
person.familyNameTavares
person.givenNameDavid
person.identifier.ciencia-idEA11-B1BB-2FE3
person.identifier.orcid0000-0003-4473-8595
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúde.pdf
Size:
127.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections