Publication
Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.contributor.author | Gama, Ana | |
dc.date.accessioned | 2012-02-15T13:49:07Z | |
dc.date.available | 2012-02-15T13:49:07Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A análise da participação das crianças e suas articulações com as instituições para a infância, especialmente a escola, é actualmente um dos temas mais expressivos nos estudos educacionais e sociológicos da infância (Sarmento, 2005). Pese embora a sua complexidade, torna-se cada vez mais urgente e necessário ouvir as crianças relativamente à sua acção e agência no espaço social onde passam mais tempo: a escola. Esta urgência advém da mudança de uma perspectiva paradigmática que considerava as crianças como objectos de intervenção, sem acção política, para uma perspectiva paradigmática que considera as crianças como actores sociais com direitos, nomeadamente os que estão consagrados na Convenção dos Direitos da Criança (1989), nomeadamente o artigo 12 (direito de expressão), o artigo 13 (direito de informar e ser informado) e o artigo 15 (direito de associação). Este texto apresenta um trabalho de investigação com carácter exploratório desenvolvido em seis agrupamentos de Escolas da área metropolitana de Lisboa, alguns dos quais com programa TEIP, e tem como objectivo central fazer algumas reflexões, ainda que provisórias, sobre a (não) participação das crianças em contexto escolar. Para o efeito, analisamos os discursos de vários actores: crianças, directores, professores, assistentes operacionais, associação de pais, animadores e mediadores socioculturais, sobre a participação das crianças: concepções, representações e acções. O trabalho empírico foi desenvolvido em contexto escolar, de forma a contribuir para a desconstrução da ideia de que "as escolas são os mundos dos professores nos quais as crianças são hóspedes temporários" (Cullingford, 1991 cit in Wyness, 1999, p.356). | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1116 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.subject | Direitos da criança | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 27 e 28 de Janeiro de 2011 | por |
oaire.citation.title | Educação, Territórios e (Des)Igualdades II Encontro de Sociologia da Educação | por |
person.familyName | Tomás | |
person.familyName | Gama | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.ciencia-id | BD1E-42A5-6338 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0647-9820 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication | 2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar.pdf
- Size:
- 260.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: