Repository logo
 
Publication

Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorGama, Ana
dc.date.accessioned2012-02-15T13:49:07Z
dc.date.available2012-02-15T13:49:07Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA análise da participação das crianças e suas articulações com as instituições para a infância, especialmente a escola, é actualmente um dos temas mais expressivos nos estudos educacionais e sociológicos da infância (Sarmento, 2005). Pese embora a sua complexidade, torna-se cada vez mais urgente e necessário ouvir as crianças relativamente à sua acção e agência no espaço social onde passam mais tempo: a escola. Esta urgência advém da mudança de uma perspectiva paradigmática que considerava as crianças como objectos de intervenção, sem acção política, para uma perspectiva paradigmática que considera as crianças como actores sociais com direitos, nomeadamente os que estão consagrados na Convenção dos Direitos da Criança (1989), nomeadamente o artigo 12 (direito de expressão), o artigo 13 (direito de informar e ser informado) e o artigo 15 (direito de associação). Este texto apresenta um trabalho de investigação com carácter exploratório desenvolvido em seis agrupamentos de Escolas da área metropolitana de Lisboa, alguns dos quais com programa TEIP, e tem como objectivo central fazer algumas reflexões, ainda que provisórias, sobre a (não) participação das crianças em contexto escolar. Para o efeito, analisamos os discursos de vários actores: crianças, directores, professores, assistentes operacionais, associação de pais, animadores e mediadores socioculturais, sobre a participação das crianças: concepções, representações e acções. O trabalho empírico foi desenvolvido em contexto escolar, de forma a contribuir para a desconstrução da ideia de que "as escolas são os mundos dos professores nos quais as crianças são hóspedes temporários" (Cullingford, 1991 cit in Wyness, 1999, p.356).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1116
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboapor
dc.subjectDireitos da criançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.titleCultura de (não) participação das crianças em contexto escolarpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Letras da Universidade do Porto, 27 e 28 de Janeiro de 2011por
oaire.citation.titleEducação, Territórios e (Des)Igualdades II Encontro de Sociologia da Educaçãopor
person.familyNameTomás
person.familyNameGama
person.givenNameCatarina
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar.pdf
Size:
260.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections