Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PROJETO ARTISTICO CD.pdf12.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto artístico pretende demonstrar que os estilos de composição clássico e jazz se complementam mesmo que o tipo de ensino e as suas próprias características sejam tão díspares levando a que os músicos soem e tecnicamente desenvolvam competências também díspares. De modo a perceber de uma forma mais concreta quais as principais diferenças entre estes dois estilos no que diz respeito à sonoridade e à técnica, que são os aspetos que comprovam a singularidade da trompete e ajudam a identificar e caracterizar a área de especialização de cada intérprete, realizou-se um estudo comparativo entre trompetistas de formação clássica e de formação jazzística. Neste estudo constituído por 30 participantes, dos quais 15 têm formação clássica e os outros 15 têm formação jazzística, aplicou-se um questionário que pretendia avaliar o som e a técnica dos trompetistas clássicos e de jazz na execução de dois excertos. Os resultados revelaram que os trompetistas clássicos exibem melhor som que os trompetistas de jazz, do mesmo modo que manifestam melhor técnica. Tendo em conta os resultados obtidos neste estudo que ajudaram a perceber onde residem as principais diferenças entre o instrumentista clássico e de jazz pretendo, através da interpretação o mais rigorosa possível de cada uma das três peças: Concerto 2 pour Trompette et Orchestre, de Andre Jolivet, Elegy, de Richard Bennett, e Khamsin - Concerto for Trompete Piccolo, Fluegelhorn and Big Band, de Kreiger, demonstrar de que modo a aprendizagem da técnica inerente aos dois estilos auxilia numa melhor e mais sólida interpretação quer seja de música erudita ou popular.
ABSTRACT - This artistic project aims to demonstrate that classical and jazz compositional styles complement each other even if the pedagogical focus (jazz or classical) of the performer results in disparate performing characteristics such as sound and technique. In order to both establish and demonstrate differences between classical and jazz performing/pedagogical styles specific to sound and technique, I devised a study that compared the sound and general technique of classically trained trumpeters with jazz trained trumpeters. The study consisted of 30 trumpet players; 15 classically trained and 15 trained in jazz, being recorded performing the same musical excerpts. Using the recordings, I created a questionnaire whereby respondents would evaluate the performances based on sound and technical ability. The results revealed that classically trained trumpeters were perceived to have better sound and better technique than their jazz trained counterparts. Utilizing information obtained from this study, I have determined several different characteristics between classical and jazz trumpeters. I intend to use this information, as well as the most rigorous possible interpretation of each of three works: Concerto 2 pour Trompette et Orchestre, by Andre Jolivet, Elegy, by Richard Bennett, and Khamsin - Concerto for Trompete Piccolo, Fluegelhorn and Big Band, by Kreiger, to demonstrate that learning and using characteristics and training of both styles helps to create a more convincing and successful interpretation of both musical styles.

Description

Mestrado em Música

Keywords

Trompete Clássico Jazz Técnica Sonoridade Trumpet Classical Jazz Technique Sound

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License