Repository logo
 
Publication

Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo

dc.contributor.authorAlmeida, PatrĆ­cia
dc.date.accessioned2019-04-10T08:16:22Z
dc.date.available2019-04-10T08:16:22Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNuma sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma Ôrea analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundÔrio (responderam 110 professores de 13 Ôreas disciplinares). Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In a society excited about new technologies, Education seems to be seen as an analogical area, where the integration of the digital element is difficult. Thus, an attempt was made to better understand the Portuguese situation, in which investigations are scarce, specifically to verify the role digital technologies represent in the classroom in Portugal and if their use follows a reconfiguration in the educational process. To this end, a descriptive and reflective case study has been carried out, using a survey to high school teachers (from 110 teachers of 13 disciplinary areas). The study concluded that digital technologies play an instrumental role and serve teaching and the teacher's work, rather than learning and the student, and that those do not bring a reconfiguration of the educational process, where, despite the new technologies, traditional methods prevail.pt_PT
dc.description.abstractRĆ©sumĆ© Le projet AGIRE (Apoio Ć  GestĆ£o Integrada da Rede Escolar), issu d'un partenariat entre l'UniversitĆ© d'Aveiro, des entreprises liĆ©es Ć  l'enseignement et Ć  l'apprentissage (consortium e-xample) et le Groupe Scolaire Gafanha de NazarĆ©, a mis en place le concept Edulab qui vise l’adoption de pratiques pĆ©dagogiques innovantes et la promotion de compĆ©tences numĆ©riques des enseignants (et des Ć©tudiants). Pour cela, une formation a Ć©tĆ© mise en oeuvre au cours d'une annĆ©e scolaire avec 13 enseignants. Dans l'Ć©tude qualitative, les diffĆ©rents instruments appliquĆ©s ont rĆ©vĆ©lĆ©: i) que l'intĆ©gration des TIC dans les pratiques pĆ©dagogiques a Ć©voluĆ© de l'adoption Ć  l'adaptation, selon la matrice TIM; ii) que les technologies utilisĆ©es ont transformĆ© les cours en sĆ©ances plus dynamiques, efficaces et motivantes et ont contribuĆ© Ć  un apprentissage actif et significatif (selon l'analyse SWOT); et iii) des principes de bonne pratique, comme la mise en oeuvre de stratĆ©gies d'enseignement et d'Ć©valuation diversifiĆ©es utilisant des ressources Ć©ducatives digitales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, P., (2018) Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo, Da Investigação às PrÔticas, 8(1), 4 - 21.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i1.124pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9845
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/124pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectProcesso educativopt_PT
dc.subjectEnsino secundƔriopt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectTeaching and learning processpt_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.subjectClassroompt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectEdulabspt_PT
dc.subjectIntƩgration pƩdagogique des TICpt_PT
dc.subjectDƩveloppement professionnel des enseignantspt_PT
dc.subjectPratique rƩflexivept_PT
dc.subjectBonnes pratiquespt_PT
dc.titleTecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage4pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às prÔticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
124-617-2-PB.pdf
Size:
461.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections