Publication
A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial
dc.contributor.author | Vasconcelos, Teresa | |
dc.contributor.author | Loureiro, Cristina | |
dc.contributor.author | Castro, Joana de | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.contributor.author | Ramos, Mercês | |
dc.contributor.author | Melo, Nuno | |
dc.contributor.author | Hortas, Maria João | |
dc.contributor.author | Ferreira, Nuno Martins | |
dc.contributor.author | Menau, João | |
dc.contributor.author | Rocha, Carla | |
dc.contributor.author | Ferreira Rodrigues, Paulo | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra Rosado | |
dc.contributor.author | Mil-Homens, Purificação | |
dc.date.accessioned | 2011-10-03T11:16:19Z | |
dc.date.available | 2011-10-03T11:16:19Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-2-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/143 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | Metodologias integradas | por |
dc.subject | Trabalho de projecto | por |
dc.title | A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial | por |
dc.title.alternative | projecto interdisciplinar/metodologias integradas | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 14 | por |
oaire.citation.startPage | 6 | por |
oaire.citation.title | Formar professores, investigar práticas Actas do IV Encontro do CIED | por |
person.familyName | Loureiro | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Melo | |
person.familyName | Barroso Hortas | |
person.familyName | Alexandre Martins Ferreira | |
person.familyName | Ferreira Rodrigues | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Otília | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.ciencia-id | 491D-0CCC-2971 | |
person.identifier.ciencia-id | 0310-7ED6-E75D | |
person.identifier.ciencia-id | 0F1C-9527-404E | |
person.identifier.ciencia-id | 6310-02C2-09AE | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7343-6444 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4783-1819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3159-8362 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7385-2376 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7446-3671 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 | |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd | |
relation.isAuthorOfPublication | deaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8 | |
relation.isAuthorOfPublication | d766070d-ee0c-4c9d-bef8-cc6f66d0600f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial.pdf
- Size:
- 125.9 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: