Repository logo
 
Publication

Estudo sobre a utilização de música portuguesa no ensino do clarinete

dc.contributor.advisorGaspar, Paulo
dc.contributor.authorEspadana, Luís Miguel André Bento
dc.date.accessioned2019-03-18T16:07:20Z
dc.date.available2019-03-18T16:07:20Z
dc.date.issued2018-09
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - O Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado, inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O presente documento incide sobre a prática pedagógica desenvolvida na Escola de Artes do Norte Alentejano, como docente da disciplina de Clarinete, nos Polos de Portalegre e Sousel, no ano letivo 2017/2018, abrangendo três alunos de diferentes níveis de ensino, 1º Grau que corresponde ao 5º Ano de escolaridade, 5º Grau que corresponde ao 9º Ano de escolaridade e 8º Grau que corresponde ao 12º Ano de escolaridade. A Secção I remete para a prática pedagógica desenvolvida durante o ano letivo e procura, de uma forma geral, traçar o perfil da instituição onde foi realizado o estágio, localizandoa relativamente à área geográfica, caracterizando a sua estrutura, corpo docente e nãodocente, bem como os alunos que a frequentam. Procura ainda, caracterizar a Classe de Clarinete e de uma forma particular os alunos que integram o estágio, descrevendo as práticas educativas desenvolvidas. É registado o desempenho dos alunos e a sua evolução na aprendizagem do clarinete de acordo com os seus Planos de Estudo. Termina com uma breve reflexão critica sobre a atividade docente, tendo em conta a análise práticas implementadas. Aferindo a responsabilidade do docente face às estratégias implementadas.pt_PT
dc.description.abstractResumo II Este Projeto de Investigação tem como objetivo a elaboração de um estudo sobre a utilização de repertório de compositores portugueses na disciplina de Clarinete, no ensino vocacional e profissional. Pretende este estudo analisar os programas da disciplina de Clarinete dos Estabelecimentos de Ensino da Música oficiais, disponibilizados nas suas páginas da internet, tais como Conservatórios e Academias de Música e Cursos Profissionais, frequentados por alunos dos ensinos Básico e Secundário. Tem também como objetivo, propor estratégias para que o repertório de compositores portugueses seja mais divulgado e interpretado pelos clarinetistas em Portugal. Nesse sentido serão também analisados os programas de Concursos de Clarinete realizados em Portugal, entre setembro de 2017 a setembro de 2018, nos diversos escalões, bem como os pré-requisitos da prova de acesso ao Ensino Superior para o curso de Clarinete, ocorridas durante o ano 2018. Sendo os programas da disciplina uma linha orientadora e não uma obrigatoriedade, há o objetivo de inquirir alunos/ex-alunos de Clarinete, e os docentes desta disciplina, procurando apurar a utilização do repertório português para este instrumento. Por ser quem nos fornece o repertório que está em estudo neste projeto de investigação, os compositores portugueses também serão inquiridos, procurando saber se escrevem para Clarinete, se têm conhecimento de que as suas obras sejam utilizadas como recursos no ensino da música e em que níveis de ensino são aplicados. Este estudo não pretende apenas disponibilizar a análise estatística da utilização de repertório de compositores portugueses na Classe de Clarinete dos Estabelecimentos de Ensino da Música em Portugal, mas pretende também divulgar estas obras, propondo um programa da disciplina de Clarinete para cada grau de ensino. Procurando ainda identificar gravações áudio, edições das obras e notas dos autores, prestigiando o repertório português e os nossos compositores, disponibilizando o máximo de informações, que permita ao clarinetista adquirir e trabalhar esse mesmo repertório. No presente projeto de investigação, após a análise dos documentos e questionários recolhidos, foram elaboradas listagens de repertório português para clarinete, que posteriormente foram organizadas consoante a instrumentação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - The internship report was drawn up under the Specialized Teaching Practice Course Unit, by the Music Teaching Masters at Escola Superior de Lisboa. The present work concerns the pedagogical practice carried at the Norte Alentejo Art School, as a clarinet teacher at the Portalegre and Sousel’s poles, on the academic year of 2017/2018, comprehending three students of different educational levels: 1st grade corresponds to the 5th school level; 5th grade corresponds to the 9th school level; and the 8th grade corresponds to the 12th. The first section works on the pedagogical practice developed during that academic year and seeks, on a overall shape, to define the institutional profile where the internship took place. That being said, it grounds itself in relation to the schools’ geographic area, describing its structure, academic and non-teaching staff, as well as its students. The project also seeks to describe the clarinet class, in particular students that integrate the internship, by depicting the educational practices in use. It was registered the students performance and their growth on learning clarinet, according to their studying plans. This section ends with a brief critical reflexion about the teaching activity, in consideration of the analysis of implemented practices, measuring the teacher’s responsability in the face of the installed strategies.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - This investigation project seeks the development of a study about the use of portuguese composers’ repertoire in Clarinet classes, on vocational and professional teaching. It pretends to analyse the programs of Clarinet classes from official music teaching establishments that are available online, such as conservatories, musical academies and professionalizing courses, attended by students from elementary to high schooling. The study also proposes strategies to promote and increase the use of portuguese composers’ repertoire by portuguese clarinetists. Therefore, the programs of portuguese clarinet competitions from September 2017 to September 2018 will also be examined, as well as the prerequisites for the Clarinet undergraduation’s entrance exams, during the year of 2018.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202192466
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9730
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectRepertóriopt_PT
dc.subjectCompositores portuguesespt_PT
dc.subjectPlano curricularpt_PT
dc.subjectPrograma de concursopt_PT
dc.subjectProvas de acessopt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.subjectRepertoirept_PT
dc.subjectPortuguese composerspt_PT
dc.subjectCurricular planpt_PT
dc.subjectContests programspt_PT
dc.titleEstudo sobre a utilização de música portuguesa no ensino do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleEstudo sobre a utilização de música portuguesa no ensino do clarinetept_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Luís Espadana - Estudo Sobre a Utilização de Música Portuguesa no Ensino do Clarinete.pdf
Size:
8.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: