Repository logo
 
Publication

Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.advisorMadureira, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorVeiga, Bruno Filipe da Piedade
dc.date.accessioned2019-01-29T11:32:01Z
dc.date.available2019-01-29T11:32:01Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.descriptionDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e Multideficiênciapt_PT
dc.description.abstractA investigação TANDEM sobre a qualidade das interações, a comunicação e a atividade entre crianças e adultos tem-se centrado essencialmente na observação dos adultos, prevalecendo a necessidade de compreender o papel da criança nessa relação. Neste estudo, procurou-se investigar o comportamento de Pais e Educadores com crianças em idade pré-escolar, com problemas de desenvolvimento. Desta forma, participaram quatro díades de pais com o seu filho ou filha, três díades de educadoras com uma criança da sua sala. Cada díade foi observada independentemente, numa situação quasi-experimental, sendo pedido aos participantes, que realizassem em 20 minutos, um produto à sua escolha, com materiais e ferramentas que se encontravam ao seu dispor. Pretendia-se: 1) descrever a qualidade dos comportamentos interativos do adulto; 2) comparar o comportamento da criança com a qualidade interativa dos Pais e Educadores, avaliada através da escala de cotação TANDEM, nomeadamente em relação à empatia, desafio, atenção e reciprocidade, cooperação e qualidade da comunicação; 3) averiguar de que modo as verbalizações dirigidas à criança, durante a interação (e.g., uso de sugestões, ordens, explicações, elogios e críticas) podem influenciar o seu comportamento; e 4) conhecer as Estratégias usadas pelo adulto durante a atividade. Os resultados indicam que as Educadoras usam estratégias que promovem a participação da criança, que a orientam para objetivos e que integram as opções das crianças num contexto de aprendizagem na sua zona próxima de desenvolvimento. A qualidade da interação é melhor nas díades em que a autoria é da criança e esta é menos prevalente nas díades Pai-filho(a). Foi possível verificar que todas as crianças, independentemente do seu grau de dificuldade, conseguiram participar na realização de um produto, manter-se focada numa atividade durante 20 minutos e realizar aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The TANDEM project on the quality of interactions, communication and activity among children and adults has been focusing on the observation of adults. The need to understand the children role in this interaction remains. In this study, we aim to investigate the behavior of parents and educators in interaction with preschool children with developmental problems. Four dyads of parents participated with their children, three dyads of educators with a child from their class. Each dyad was independently observed, in a quasi-experimental situation, and the participants were challenged to create within 20 minutes a product of their choice, using materials and tools at their disposal. It was intended: 1) to describe the quality of the adult interactive behaviors namely in relation to empathy, challenge, attention and reciprocity, cooperation and communication quality; 2) to investigate how verbalizations directed to the child during interaction (e.g., use of suggestions, orders, explanations, praise and criticism) can influence his behavior; and 4) determine the strategies used by the adult during the activity. The results indicate that the female educators use strategies to promote child participation, goal orientation, and integrate children's choices into a learning context in their proximal developmental zone. The quality of the interaction is higher in the dyads where the child is responsible for the authorship and this is less prevalent in the parent-child dyads. All children participate in the activity, beeing focused for 20 minutes and made a product, despite of its degree of difficulty.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVeiga, B. F. P. (2018). Estudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjunta (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9373pt_PT
dc.identifier.tid202105873
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9373
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteração adulto-criançapt_PT
dc.subjectComportamento interativopt_PT
dc.subjectComunicação verbalpt_PT
dc.subjectAtraso global do desenvolvimentopt_PT
dc.subjectAdult-child interactionpt_PT
dc.subjectInteractive behaviorpt_PT
dc.subjectVerbal communicationpt_PT
dc.subjectGlobal development delaypt_PT
dc.titleEstudo sobre o envolvimento participação e interação da criança com atraso global do desenvolvimento com educadores e pais em atividades de construção conjuntapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Veiga, B, (2018) ESTUDO SOBRE O ENVOLVIMENTO, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM ATRASO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO COM EDUCADORES E PAIS EM ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO CONJUNTA.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: