Publication
Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visão
dc.contributor.author | Poças, Ilda Maria | |
dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Besidovska, Anzhelika | |
dc.contributor.author | Dantas, Lucimar | |
dc.contributor.author | Rocha, Marlene | |
dc.contributor.author | Valimamade, Nilsa | |
dc.contributor.author | Mourato, Patrícia | |
dc.contributor.author | Martins, Sara | |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T12:03:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-02T12:03:38Z | |
dc.date.issued | 2022-05 | |
dc.description | Projeto em desenvolvimento em parceria com a Escola Superior de Educação e a Universidade Lusófona de Lisboa, no âmbito da 6ª edição dos projetos IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa. Projeto IPL/2021/Escri-Ver_ESTeSL | pt_PT |
dc.description.abstract | A visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia? | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Poças IM, Cardoso A, Besidovska A, Dantas L, Rocha M, Valimamade N, et al. Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visão. In: XXII Congresso Nacional de Ortoptistas, VIP Executive Entrecampos (Lisboa), 13-15 de maio de 2022. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15746 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.apor-ortoptistas.com.pt/?p=inicio_evento&i=696 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ortóptica | pt_PT |
dc.subject | Meio escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Disortografia | pt_PT |
dc.subject | IPL/2021/Escri-Ver_ESTeSL | pt_PT |
dc.title | Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico: a disortografia e a visão | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Poças | |
person.givenName | Ilda Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 1E1A-86A4-BC50 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1695-3231 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ced35a9f-848a-49c9-91dc-f60f679f149f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ced35a9f-848a-49c9-91dc-f60f679f149f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dificuldades de escrita e visão funcional nas crianças do ensino básico_a disortografia e a visão.pdf
- Size:
- 331.4 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: